Programa da UFCG promove concurso cultural para estudantes de escola estadual em Sumé

O Programa de Bolsas de Iniciação a Docência (PIBID - Sociologia) do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CSDA) da UFCG, campus de Sumé, está realizando um concurso cultural de Curta-Metragem, Fotografia e Cordel para os estudantes da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz. A atividade faz parte da II Mostra Cultural PIBID e tem como objetivo fazer com que os estudantes do Ensino Médio daquela escola exponham suas impressões e análises de aspectos sociais significativos do seu cotidiano.

O julgamento dos trabalhos dos estudantes ocorrerá nesta quinta (3) e amanhã, sexta-feira (4). Os materiais produzidos serão expostos na Feira de Conhecimento da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz. O resultado do concurso será divulgado em breve.

Outra finalidade do concurso é permitir que os estudantes possam pensar na sua própria realidade através de um olhar sociológico e, por sua vez, compreender que a sociologia está para além do campo das ideias, sendo a observação da vida cotidiana o início para que as mudanças sociais ocorram.

As temáticas do concurso foram divididas por turmas da seguinte forma: 1º Ano – Curta-Metragem, abordando a Cultura; 2º Ano – Fotografia, tendo como foco a pobreza, e, 3º Ano – o Cordel, onde foi explorado o tema Trabalho a partir da concepção Marxiana.

Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid)

O programa oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.

(Rosenato Barreto – CDSA/UFCG)

Data: 03/11/2011