Começa segunda na UFCG o Seminário Nacional de Fontes Documentais e Pesquisa Histórica

Evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em História

Minicursos, mesas redondas, conferências, grupos de trabalho e atividades culturais farão parte da programação do II Seminário Nacional de Fontes Documentais e Pesquisa Histórica: Sociedade e Cultura, que a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza na próxima semana, da segunda, dia 7, à quarta, dia 10, no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, no campus de Campina Grande.

O evento, que é uma realização do Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), é destinado a historiadores, professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação e visa promover a sistematização, atualização e aprofundamento das discussões sobre os tipos de fontes documentais e as metodologias aplicadas na contemporaneidade.

Veja outras informações no site do evento.

Na solenidade de abertura, às 19h, haverá uma conferência com a escritora e historiadora Mary Del Priore, que fará o lançamento de seu mais recente livro, Histórias Íntimas — Sexualidade e erotismo na história do Brasil (Editora Planeta, 256 págs).

Na obra, ela aborda temas como nudez e pudor, hábitos de higiene, afrodisíacos, crendices, homossexualidade, prostituição e o surgimento da lingerie, passando também por questões atuais, como os crimes homofóbicos, que, na opinião da autora, seriam causados pela “dupla moral” do brasileiro.

Veja aqui entrevista da escritora no Programa do Jô, da Rede Globo de Televisão.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 03/11/2011