topo_cabecalho
Capes e Udelar selecionam projetos para intercâmbio entre Brasil e Uruguai

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) divulga nesta quinta-feira, 27, o edital nº 40/2011, que trata da seleção de projetos conjuntos de pesquisa para o Programa de Cooperação Internacional Capes/Udelar.

 

O programa tem como objetivo estimular, por meio de projetos conjuntos de pesquisa, o intercâmbio de docentes e pesquisadores brasileiros e uruguaios vinculados a programas de pós-graduação de instituições de ensino superior (IES), visando à formação de recursos humanos de alto nível no Brasil e no Uruguai, nas diversas áreas do conhecimento.

 

Candidaturas


Para serem inscritas, as propostas de projetos de pesquisa deverão, entre outros requisitos, ser conjuntas e envolver instituições de ensino e pesquisa do Brasil e do Uruguai; ser similares e apresentadas por um coordenador de cada país, no caso do brasileiro, detentor do título de doutor obtido há pelo menos cinco anos; estimular a cooperação científica, tecnológica e de inovação entre grupos e centros de pesquisa de pós-graduação de alto nível, incentivando a mobilidade de pesquisadores e estudantes de pós-graduação; estar vinculadas a um programa de pós-graduação avaliado pela Capes, preferencialmente com conceitos 5, 6 ou 7; contemplar, principalmente, a formação de pós-graduandos e o aperfeiçoamento de docentes e pesquisadores vinculados aos referidos programas; prever a publicação conjunta de artigos científicos e ter como meta o desenvolvimento científico e tecnológico dos grupos de pesquisa envolvidos.

 

A equipe proponente deverá contar com, no mínimo, dois docentes doutores vinculados a um programa de pós-graduação, além do coordenador. Cada proposta de projeto conjunto de pesquisa deverá planejar suas atividades considerando que a duração máxima de financiamento dos projetos será de quatro anos, improrrogáveis.

 

As inscrições das propostas de projetos conjuntos de pesquisa são gratuitas e feitas exclusivamente pela internet, até 10 de dezembro, mediante o preenchimento do formulário de inscrição. Ao formulário de inscrição, devem ser anexados eletronicamente os documentos discriminados no edital.

 

Para dúvidas ou informações referentes ao formulário eletrônico, utilize o e-mail bexeletronico.cgci@capes.gov.br ou o telefone (61) 2022-6230.

 

A seleção das propostas de projetos conjuntos de pesquisa se desenvolverá em quatro etapas, todas de caráter eliminatório e classificatório, sendo elas análise documental, análise do mérito científico, análise e priorização das candidaturas pelo grupo assessor especial da Diretoria de Relações Internacionais da Capes e avaliação final em reunião conjunta binacional. A divulgação do resultado está prevista para março de 2012 e o início das atividades dos projetos e liberação dos recursos para abril de 2012.

 

Benefícios


Para os projetos aprovados serão concedidas bolsas no Brasil e no exterior, auxílio instalação, seguro saúde, diárias, auxílio para despesas com passagens e locomoção e recurso para material de consumo

Mais informações pelo e-mail capesudelar@capes.gov.br.

 

(Capes)


Data: 27/10/2011