Curso de Computação da UFCG obtém 4 estrelas na avaliação do Guia do Estudante

O curso de Ciência da Computação do Centro de Ciências e Tecnologia - CCT, da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG, localizado no campus de Campina Grande - PB, obteve 4 estrelas na avaliação de cursos superiores do Guia do Estudante (GE) e, portanto, constará da publicação GE Melhores Universidades 2006, publicação da Editora Abril, que tem como editoras Isabela Goulart e Lisandra Matias. Essa pontuação qualifica o curso como um dos melhores do Brasil.

As editoras também enviaram, por e-mail, um selo de qualidade referente à avaliação, para que a Instituição possa utilizá-lo em seu material de comunicação e divulgação. A boa notícia foi passada pelas jornalistas para o coordenador do curso de Ciência da Computação, professor Camilo de Lelis Medeiros. O curso tem 360 alunos, que recebem aulas dos 27 professores, os quais estão vinculados ao Departamento de Sistemas e Computação - DSC.

Informações Gerais sobre o curso de Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação teve seu funcionamento autorizado a partir do segundo semestre de 1977, sendo reconhecido pela Portaria nº 60 do MEC em janeiro de 1980. Na época, era vinculado ao campus II da UFPB, em Campina Grande.

A criação do curso foi uma conseqüência natural da necessidade de formar profissionais com maior qualificação básica que aquela oferecida até então pelo curso de Formação de Técnicos de Nível Superior em Processamento de Dados, existente no CCT da então UFPB, desde 1973.

Ciência da Computação é a uma área da Informática que envolve software, sistemas de informação, inteligência artificial, computação gráfica, teleinformática, bancos de dados, sistemas de automação e robótica.

O curso de Ciência da Computação do CCT prepara profissionais com formação básica e geral em duas áreas da Informática: Sistemas de Informação e Sistemas de Computação.

O aluno que termina o curso está apto a desempenhar, entre outras, as seguintes atividades: projetar, desenvolver, implementar e documentar software básico, de suporte e aplicativos; configurar, manter e ajustar parâmetros de versões de software básico e de suporte; projetar, desenvolver e implementar mecanismos de testes e de medidas de desempenho de sistemas de software e de hardware; acompanhar, estudar e aplicar novas tecnologias procurando assegurar a não obsolescência dos sistemas, a melhoria da qualidade e o aumento da produtividade, associados à redução dos custos operacionais; desenvolver atividades acadêmicas de ensino e de pesquisa na área de informática; projetar, desenvolver e utilizar metodologias avançadas de programação visando à gerência de Banco de Dados; projetar, desenvolver, analisar e utilizar softwares de Redes de Computadores; gerenciar empresas ou equipes de desenvolvimento de software; projetar e implementar linguagens de Programação e Sistemas Operacionais, e prestar serviços de consultoria nas diversas sub-áreas da Informática.

Infra-estrutura do curso

Os alunos do curso utilizam os laboratórios localizados no Núcleo Setorial de Computação e no Departamento de Sistemas e Computação, este último restrito aos alunos bolsistas de Iniciação Científica. Tais laboratórios estão ligados à Rede Paraibana de Pesquisa, porta de entrada da Internet na Paraíba, disponibilizando tecnologias de mcrocomputação a grande porte.

Mercado de Trabalho

As atividades do profissional graduado em Ciência da Computação podem ser desenvolvidas nos mais variados tipos de empresa e entidades, sendo as mais comuns: bancos, Universidades, estatais, institutos de pesquisa, indústrias,prefeituras, órgãos de apoio aos Governos Federal / Estadual / Municipal, hospitais, empresas de consultoria, prestadoras de serviços, empresas comerciais em geral e também prestação de serviços de consultoria a profissionais liberais das diversas áreas do conhecimento humano.

Outras informações pelo fone (83) 310.1027, com o coordenador do curso, professor Camilo de Lelis Medeiros.

Data: 12/08/2005