topo_cabecalho
Abstenção média do exame deste ano registra queda em relação à edição 2010

Encerrada a aplicação das provas, a edição de 2011 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) registrou abstenção média de 26,4%, índice menor do que a média do ano passado, de 28%. A abstenção média deste domingo, 23, foi de 27,6%; a do sábado, 22, de 25,2%. Esta edição teve o número recorde de 5.367.092 inscritos.

O Enem de 2011 foi encerrado às 18h30min deste domingo, sem ocorrências de incidentes. No segundo dia de aplicação de provas, os candidatos responderam questões sobre linguagens, códigos e suas tecnologias e de matemática e suas tecnologias. Fizeram também a prova de redação, que teve como tema Viver em Rede no Século 21: os Limites entre o Público e o Privado.

No segundo e último dia de exame, três candidatos, em Salvador (BA), São José dos Pinhais (PR) e Parauapebas (PA), foram excluídos por postar mensagens durante a realização das provas. A eliminação dos candidatos está amparada no item 8.3 do
edital do Enem. No sábado, outros oito participantes foram excluídos pelo mesmo motivo.

A partir desta segunda-feira, 24, as provas aplicadas neste fim de semana estarão disponíveis no
portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pela realização do Enem. Os gabaritos devem ser divulgados até quarta-feira, 26, no mesmo endereço eletrônico.

Confira o
índice de abstenção por estado no último dia de provas

 

(MEC)


Data: 24/10/2011