Coral Coro Em Canto se apresenta hoje em Campina Grande, amanhã em João Pessoa, sábado e domingo em Cabedelo

O Coral Universitário Coro em Canto, da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia do Centro de Humanidades da UFCG, do campus localizado na cidade de Campina Grande, e a Orquestra Sinfônica da Paraíba, com solista de Bandoneon e Mezzo-Soprano, estarão se apresentando às 20 horas de hoje, quinta-feira, 6, no Teatro Municipal Severino Cabral em Campina Grande. Amanhã, sexta, 7, no mesmo horário, a apresentação será na Praça do Povo do Espaço Cultural, em João Pessoa, e nos dias 8 e 9, sábado e domingo, também às 20h, as apresentações serão na Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo. A peça musical a ser apresentada é a interpretação da obra “Misa Tango”, de Martin Palmeri, sob a regência do próprio compositor. A entrada é franca.

O Coro Em Canto

O Coro em Canto é vinculado à Unidade Acadêmica de Arte e Mídia do Centro de Humanidades (CH) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), tendo como proposta atuar como coro-escola, mediante a incorporação anual de novos cantores – estudantes, funcionários e professores universitários, assim como profissionais liberais e indivíduos da comunidade em geral. A atividade do Coro em Canto baseia-se em duas premissas básicas: que todos, em principio, podem cantar e que os ensaios devem ser mais do que sessões de aprendizado de canto. Assim, acredita-se que os desafinados podem vir a deixar de sê-lo e que problemas de ritmo de vocalistas podem ser resolvidos através da realização de exercícios apropriados. A segunda premissa incorpora a idéia de que os ensaios, transcendendo as séries de vocalizes e o trabalho das peças que compõem o repertório do coro, devem ser também “bons momentos de encontro”, no sentido nietzcheano. Isto implica, portanto, que os ensaios, ocorridos em três sessões semanais de duas horas, servem tanto para o treinamento da sensibilidade e expressão artística dos cantores quanto como oportunidades para a discussão do mundo atual e das inúmeras preocupações do homem moderno. Além disto, os ensaios catalisam o cultivo de amizades e o trabalho em grupo, em um mundo onde o individualismo e o isolamento tendem cada vez mais a predominar. Sob a regência do professor Lemuel Guerra desde julho de 1996, a atual formação do coro conta com cerca de 58 vocalistas.

Data: 06/04/2006