INSA inicia atividades da Semana Nacional de C&T

No período de 17 a 23 de outubro do corrente ano, o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) realiza mais uma edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), cujo tema é Mudanças Climáticas, Desastres Naturais e Prevenção de Riscos. O evento ocorre simultaneamente em todo o país e tem como finalidade mobilizar a população, em especial, crianças e jovens, em torno de temas e atividades de ciência, tecnologia e inovação (C,T&I), valorizando a criatividade e a atitude científica.

A cerimônia de abertura do evento na Paraíba ocorre hoje, a partir das 9h, no campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa (PB), e conta com a presença do diretor do Instituto Nacional do Semiárido (INSA/MCTI), Ignacio Hernán Salcedo. O Insa é a instituição integrante do evento na Paraíba a representar o MCTI, ao qual é vinculado como Unidade de Pesquisa.

A programação do Insa durante a SNCT ocorre no período de 17 a 22, com várias atividades: “Cientista na Escola”, “Portas Abertas” e Gincana Científico-Cultural, organizadas visando propiciar aos alunos de escolas públicas o acesso a informações sobre as riquezas e potencialidades do Semiárido brasileiro.

No programa “Cientista na Escola”, pesquisadores e bolsistas do Instituto visitam escolas públicas do município de Campina Grande (PB) para ministrar palestras a crianças e adolescentes do Ensino Fundamental e Médio sobre diversos temas. Essas atividades ocorrem nos turnos da manhã e tarde, no período de 17 a 21/10.

A partir de amanhã (18), a Estação Experimentação do Insa, localizada no sítio Lucas, Campina Grande (PB), terá uma programação especial para o “Portas Abertas”, atividade que consiste em receber visitas de alunos e professores de escolas públicas do município de Campina Grande e de localidades próximas. Este ano foram organizadas trilhas com estandes nos quais serão expostas tecnologias para a convivência com o Semiárido brasileiro.

No sábado, dia 22, pela manhã, será realizada a 3ª Gincana Científico-Cultural, em parceria com a Secretaria de Educação de Campina Grande (PB) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB). O evento contará com a participação de equipes de seis escolas públicas municipais, com 25 alunos cada uma. A Gincana é organizada com a finalidade de instigar e despertar nesses alunos a curiosidade para conhecer mais sobre ciência, tecnologia e cultura para o desenvolvimento da região semiárida brasileira. A atividade ocorrerá no campus do IFPB (CG), a partir das 8h.

Histórico do evento

A SNCT foi criada pelo Governo Federal no ano de 2004, sob a coordenação do MCTI, em parceria com diversas instituições do País. O alcance deste evento tem crescido a cada edição. No ano da sua criação, 257 instituições, distribuídas por 252 municípios do país, promoveram 1.848 atividades. Já em 2010, foram realizadas 13.945 atividades, em 397 municípios brasileiros.

O evento pretende mostrar a importância da CT&I para a vida de cada cidadão e para o desenvolvimento do país. A SNCT possibilita que a população conheça e discuta os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas e suas aplicações, além de estimular nas crianças e jovens o interesse pela ciência. Acesse o site do evento. http://semanact.mct.gov.br/index.php/content/view/5093.html

Confira a programação do Insa para a SNCT: http://www.insa.gov.br/~webdir/Assessoria/atividades.jpg

(Catarina Buriti - Assessoria de Comunicação/INSA)

Data: 17/10/2011