Inscrições abertas para o Prêmio Brasil de Engenharia 2011

Estão abertas, até o dia 4 de novembro, as inscrições para a segunda edição do Prêmio Brasil de Engenharia. A iniciativa do Sindicato dos Engenheiros no Distrito Federal e do Instituto Atenas de Pesquisa e Desenvolvimento visa reconhecer e destacar a contribuição da engenharia e de seus profissionais para o desenvolvimento do país.

O prêmio é aberto a estudantes de mestrado e doutorado, profissionais e instituições e traz, neste ano, o tema-macro "Engenharia para Todos". A intenção é destacar trabalhos inovadores que tenham o foco nos temas mais urgentes da sociedade brasileira, como saneamento, agricultura sustentável, sustentabilidade energética, transportes e mobilidade urbana, entre outros.

A iniciativa tem patrocínio da Petrobras e o apoio oficial do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), da Academia Brasileira de Ciências (ABC), da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), da Federação Nacional dos Engenheiros (FNE) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) no Brasil, entre outros parceiros.

O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, destaca a importância do prêmio para a área tecnológica brasileira. "Além de ser uma forma de divulgar e chamar a atenção para a área pela repercussão da mídia, o prêmio contribui para atrair e incentivar jovens a ingressar na carreira, como já vem ocorrendo com a Olimpíada de Matemática", afirma.

O regulamento do prêmio e todas as informações para inscrição estão disponíveis aqui. A cerimônia de premiação será realizada em dezembro, em Brasília.

(Capes)

Data: 14/10/2011