Encontro na UFCG sobre arquivo, memória e História será realizado na próxima semana

Evento será realizado de 17 a 19 de outubro e faz parte das atividades do Programa Bolsas de Extensão

Com o objetivo de formar um espaço para discussão e intervenção em torno das políticas de preservação e democratização do acesso aos arquivos, a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) realiza de 17 a 19 de outubro o I Encontro: arquivo, memória e história. Durante três dias serão realizadas palestras, mesas redondas e minicursos abordando a temática.

O encontro faz parte das atividades do projeto Organização do Arquivo Geral do II Batalhão da Policia Militar da Paraíba, realizado através do Programa Bolsas de Extensão (Probex 2011).

O evento, direcionado aos professores, alunos, pesquisadores e profissionais de instituições arquivistas e afins, será realizado no Centro de Extensão José Farias da Nóbrega, na Sala 15 do Centro de Humanidades (CH) e no Auditório do II Batalhão da Polícia Militar.

Para mais informações e inscrições, acesse: http://eamhufcg.blogspot.com

Confira também a programação:

Dia 17/10, segunda

Palestra de abertura: Arquivo, memória e história

Expositora: Euliene Figueiredo da Rocha (Arquivo Geral da UFCG)

Local: Centro de Extensão José Farias Nóbrega (UFCG)

Dia 18/10, terça

Mesa Redonda: O projeto de organização do acervo documental do II BPM-PB: uma experiência de preservação

Expositores: Coronel João da Medeiros Neto (II BPM-PB) e professor Luciano Mendonça de Lima (UFCG)

Coordenador: Capitão Hilmário Xavier (II BPM-PB)

Local: Auditório do II BPM-PB

Mini Curso 1: Nos meandros dos arquivos

Ministrantes: Francineide Batista e Valéria Soares Silva(Biblioteca Átila Almeida/UEPB).

Hora: 14h às 18h

Local: Sala 15 (CH/UFCG)

Dia 19/10, quarta

Mini Curso 2: Arquivos e pesquisa histórica

Ministrantes: Luciano Mendonça de Lima, Bruna Rafaela de Lima, Cataline Alves Brandão, Regina Paula Silva da Silveira e Thalita Mariana Moura Ribeiro (projeto PROBEX/UFCG).

Hora: 8h às 12h

Local: Sala 15 (CH/UFCG)

Palestra de encerramento: Os arquivos militares e o direito à memória e à história

Expositora: Professora Lúcia Guerra Ferreira (UFPB)