Professores da UFCG participarão da I Jornada de Educação Afrobrasileira e Indígena

Evento acontecerá nos teatros Severino Cabral e do SESC Centro

Debatendo a influência das culturas Afro-Brasileira e Indígena na sociedade brasileira, os professores da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Juciene Ricarte e Luciano Mendonça de Lima, participarão no dia 16 de novembro da I Jornada de Educação Afrobrasileira e indígena.

O evento, que acontecerá nos teatros Municipal Severino Cabral e do SESC Centro, faz parte das comemorações da Consciência Negra e visa tornar-se um espaço de reflexão sobre a aplicação ou não da Lei 11.645/08, que trata do Ensino de História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Rede Pública de Ensino.

A I Jornada de Educação Afrobrasileira e Indígena é uma realização do Movimento Negro de Campina Grande em parceira com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab).

Confira programação:

Quarta, dia 16/11

08h - Teatro do Sesc Centro

Abertura: Jair Silva (Historiador e Coordenador do Movimento Negro de Campina Grande.)

Napoleão Maracajá (Presidente do SINTAB)

Palestra - Estatuto da Igualdade Racial e Políticas Públicas Para a Cultura Afro-Brasileira

Expositor: Chico César (Secretario de Cultura do Estado da Paraíba)

Palestra: Lei 10.639\03 e Diretrizes Curriculares Nacionais Para a Educação das Relações Étnico-Raciais Para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana.

Expositor: Henrique Cunha Júnior (Mestre em História, Sociólogo e PhD em Engenharia Elétrica e Professor da UFC)

Encerramento: Escola de Capoeira Afro Nagô- Instrutor Evaldo Batista (Morcego)

Projeto NH2C- Hip Hop

14h - Mini teatro Paulo Pontes (Teatro Municipal Severino Cabral)

Coordenadora: Ana Lúcia Sales (Movimento Negro de Campina Grande)

Palestra: Lei 10.639/03, Ciência e Tecnologias Africanas na Formação da Sociedade Brasileira.

Expositor: Luciano Mendonça de Lima (Doutor em História e Professor da UFCG)

Palestra: Abdias do Nascimento, Ativismo Negro e o Ensino de História da África e Cultura Afro- Brasileira.

Expositor: José Pereira de Sousa Júnior (Doutorando em História pela UFPE e Professor da UEPB)

19h - Mini teatro Paulo Pontes (Teatro Municipal Severino Cabral)

Coordenador: Jair Silva – Coordenador do Movimento Negro de Campina Grande

Mesa redonda: Ensino de História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena na Rede Pública de Ensino: Por Que Tanto Descaso Com a Lei 11.645/08?

Expositores: Juciene Ricarte (Doutora em História e Professora UFCG/NEAB-Í-UEPB)

Waldeci Ferreira Chagas (Doutor em História e Professor da UEPB)

Sebastián Sánchez Martin (Doutor em Educação e Professor da UEPB)

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)