Fapesq lança edital para bolsas de iniciação científica júnior para alunos do ensino médio de escolas públicas

A Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado da Paraíba (FAPESQ-PB) está com inscrições abertas para alunos do Ensino Médio da rede pública a candidatarem-se ao Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior no Estado da Paraíba – IC/JR 2011/2012. Estão sendo disponibilizadas 130 bolsas. Cada aluno selecionado receberá R$ 100,00 mensais, por um período de um ano. As inscrições encerram-se em 31 de outubro de 2011 e o resultado está previsto para sair no dia 17 de novembro. Os bolsistas devem começar suas atividades no início de dezembro.

O Programa de Bolsas de Iniciação Científica Júnior visa despertar vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes do ensino médio e profissional da Rede Pública, mediante sua participação em atividades de pesquisa científica ou tecnológica, orientadas por pesquisador qualificado, em instituições de ensino superior ou institutos/centros de pesquisas.

O Edital será operacionalizado pela FAPESQ em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura da Paraíba, Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), centros de pesquisas e com os Institutos Federais de Educação (IFPB).

Para se candidatar o aluno deverá estar concluindo o primeiro ano do Ensino Médio e/ou técnico profissionalizante em dezembro de 2011, em escola da rede pública de ensino localizada no Estado da Paraíba; Possuir frequência igual ou superior a 90%, no primeiro ano do Ensino Médio; Apresentar média global igual ou superior a 8,0 (oito) no primeiro ano do Ensino Médio; Ter disponibilidade de 10 horas semanais para dedicar às atividades da bolsa. No momento de implementação da bolsa o candidato deverá apresentar currículo cadastrado na Plataforma Lattes (

Os alunos devem inscrever-se na secretaria da Escola em que estudam, que fornecerá o Formulário de Inscrição e verificará todos os documentos exigidos. A documentação poderá ser encaminhada pelo Correio com comprovante de postagem até o dia 31 de outubro de 2011, no seguinte endereço:

FUNDAÇÃO DE APOIO À PESQUISA-FAPESQ, EDITAL 001/2011 - FAPESQ/CNPQ - PROGRAMA IC/JR, Rua Emiliano Rosendo da Silva, S/N, Bairro de Bodocongó, CEP 58.429-690, Campina Grande - PB;

ou  entregue diretamente no setor de protocolo da FAPESQ, até às 18 horas, do dia 31 de outubro de 2011.

Os alunos selecionados serão alocados a orientadores escolhidos dentre aqueles indicados pelas Universidades que atuam em seu município, ou pelas instituições da rede pública de ensino do Estado, seguindo a ordem de classificação e levando em consideração, quando possível, a preferência por área do conhecimento indicada no formulário de inscrição. Os projetos deverão ser desenvolvidos no âmbito das instituições de ensino superior públicas ou institutos/centros de pesquisas  sediados no Estado da Paraíba.

Os orientadores indicados deverão apresentar plano de trabalho incluindo as atividades a serem desenvolvidas pelos bolsistas, e atender aos seguintes critérios: Ter vínculo formal com instituição de ensino superior ou Institutos e centros pesquisa; Possuir no mínimo o título de mestre ou perfil científico equivalente e demonstrar experiência em atividades de pesquisa, cultural, artística, ou em desenvolvimento tecnológico; Ter produção profissional divulgada em revistas especializadas, livros, capítulo de livros, anais de encontros científicos, exposições, etc; Adotar todas as providências que envolvam permissões e autorizações especiais de caráter ético ou legal, necessárias para a execução das atividades; Ter currículo atualizado na Plataforma Lattes.

Para ter acesso ao edita acesse
www.fapesq.rpp.br

(Helda Suene - Asscom FAPESQ-PB)

Data: 05/10/2011