Vamos Empreender no Agronegócio? acontece nesta quinta-feira na UFCG em Sumé

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus de Sumé, sediará nesta quinta-feira, dia 6, o evento Vamos Empreender no Agronegócio?, programa de difusão e capacitação do PROETA, lançado no Instituto Federal - campus de Campina Grande, no dia 22 de setembro com a participação de 87 inscritos, e na UFCG, campus de Patos, no último dia 29, com 111 participantes, superando em quase 100% a meta inicial que era de 60 vagas. A capacitação é gratuita e com direito a certificação.

O Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Novas Empresas de Base Tecnológica Agropecuária e Transferência de Tecnologia - PROETA foi criado pela Embrapa em 2008, com o apoio do BID/FUMIN, como forma de diminuir o lapso temporal da geração e a adoção de novas tecnologias e desenvolvimento de produtos e serviços que beneficiem as cadeias produtivas agropecuárias.

Os principais objetivos do Proeta são: transferir tecnologias, produtos e serviços gerados pela Embrapa para a iniciativa privada; contribuir para a geração de empresas de base tecnológica agropecuária; contribuir para a geração de emprego e renda; apoiar a disseminação de uma cultura de inovação e empreendedorismo; contribuir para o desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio; e contribuir para o desenvolvimento regional.

“A Embrapa em conjunto com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba e demais parceiros criaram uma agenda de ações do Proeta com a realização de eventos em cidades polo da Paraíba, iniciativa que tem como objetivo divulgar as tecnologias na área do agronegócio desenvolvidas pela Embrapa e pelas instituições parceiras, que visam difundir e apoiar a geração de novos empreendimentos, ou seja, incentivar a criação de empresas de base tecnológica, bem como as linhas de fomento e ações de empreendedorismo”, explica o analista da Embrapa, Ramiro Pinto, Coordenador do Proeta no Estado da Paraíba.

Em Sumé, a programação da manhã contará com a recepção da instituição anfitriã UFCG e das seguintes etapas: apresentação das ações do Proeta e as tecnologias disponíveis para incubação pela analista da Embrapa, Virginia Columbiano; apresentação das ações da UFCG / PEASA / CSTR na Paraíba pelo Diretor do PaqTc-PB, Vicente Araújo; acompanhado das Instituições de Ciência e Tecnologia, IFPB, UFPB, UEPB, EMEPA. Apresentação das entidades de fomento como BNB, Sebrae, Emater-PB, Empreender-PB, com debates e esclarecimentos aos participantes. Na programação da tarde serão ministradas pelos técnicos do PaqTc-PB, Fabiana Medeiros, Danielly França e Vicente Araújo, uma Oficina sobre Empreendedorismo e outra sobre Plano de Negócios.

“O Programa é pioneiro no Brasil e já está sendo ventilado em ser usado como modelo pela Embrapa em outros estados do País. A expectativa inicial de capacitarmos seiscentos (600) participantes, em dez (10) cidades diferentes da Paraíba, está dando excelentes frutos, pois em apenas dois eventos já foram capacitados quase duzentos (200) interessados, que conhecem as tecnologias geradas pela Embrapa e por nossas Instituições de Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como apoiados pelas agências de fomento, além de conhecimentos sobre Empreendedorismo e Plano de Negócios” comemora Ramiro Pinto.

O "Vamos Empreender no Agronegócio?" é uma realização conjunta da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com a Fundação Parque Tecnológico da Paraíba (PaqTc-PB), Incubadora Tecnológica de Campina Grande (ITCG), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Programa de Estudos e Ações para o Semiárido (Peasa), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Instituto Nacional de Semiárido (INSA), Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária (Emepa), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Serviço de Apoio a Micro e Pequena Empresa (SEBRAE), Banco do Nordeste do Brasil (BNB), Empreender-PB, Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq/PB) e os Governos Federal e Estadual.

As ações serão desenvolvidas em dez (10) cidades: já realizadas em Campina Grande (Campus do IFPB) e Patos (Campus da UFCG); dia 06/10, Sumé (Campus da UFCG); dia 13/10, Pombal (Campus da UFCG); dia 20/10, Catolé do Rocha (Campus da UEPB); dia 27/10, Cuité (Campus da UFCG); dia 10/11, Areia (Campus da UFPB), dia 17/11, Bananeiras (Campus da UFPB); dia 24/11, Sousa (Campus do IFPB) e dia 01/12 Picuí (Campus do IFPB).

Estão sendo oferecidas 60 vagas por curso, mas devido a procura tem sido aberto mais vagas, tendo como público alvo: graduandos (do último ano prioritariamente), pós-graduandos, técnicos de nível superior, tecnolandos, técnicos agrícolas, produtores rurais e empreendedores interessados em empreender em tecnologias do agronegócio.

Mais informações sobre o evento no site www.paqtc.org.br, e-mail proeta@paqtc.org.br ou pelo telefone (83) 2101 9044.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG, com informações das Assessorias de Comunicação da Embrapa e do PaqTc-PB).

Data: 04/10/2011