Alunos da UFCG desenvolvem projeto de ação social em creches de Sumé

Um grupo de estudantes e professores do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, realizará um trabalho de ação social junto às creches do município. Serão feitas doações de roupas, calçados e brinquedos e desenvolvidas atividades lúdicas como auxílio no processo de ensino-aprendizagem das crianças atendidas nestas instituições. O projeto, denominado Universitários em Ação, realizará a sua primeira intervenção no próximo dia 6 de outubro.

A iniciativa surgiu por meio de conversas entre os estudantes tendo como mentora a acadêmica do curso de Agroecologia Jamile Bezerra Cantalice e estimulados com a proposta, o grupo deu início aos primeiros passos do projeto: a criação do tema e o símbolo da campanha.

As roupas, calçados e brinquedos serão arrecadados junto a comunidade acadêmica do Campus Sumé e distribuídos nas visitas que acontecerão sempre em datas comemorativas como o Dia das Crianças e Natal.

“Queremos com esse projeto propiciar a aproximação da comunidade acadêmica com a comunidade civil da região de inserção do Campus, buscando conhecer seus desafios e dificuldades, na busca de aproximação para troca de experiências e desenvolvimento de comportamentos socialmente justos”, destaca a estudante Jamile Cantalice, coordenadora do projeto.

“Os Universitários em Ação é uma proposta filantrópica, e como tal, sem fins lucrativos, que depende da boa vontade de pessoas que queiram contribuir com qualquer quantia em dinheiro, alimento, brinquedos ou seu tempo”.

O projeto tem como público alvo as crianças do ensino infantil, na faixa etária de dois a cinco anos e crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PETI.

“O projeto tem como meta captar padrinhos para as crianças que são assistidas pelas creches visando possibilitar a doação de roupas, sapatos, produtos de higiene, brinquedos e livros infantis; desenvolver atividades lúdicas, com enfoque nos personagens dos “Doutores da Alegria”, “Doutores da Brincadeira” e contadores de estórias infantis e; disseminar a proposta do projeto para outras instituições de ensino superior, buscando envolver acadêmicos nos trabalhos do voluntariado”.

Participam do projeto como colaboradores os estudantes Claudia dos Santos, Muribi Farias, Darlyson Tavares, Yvinna Tamiris, Wilis de Oliveira, Tardelly de Andrade, Breno Pereira de Freitas, Gleydson Florencio e Karoline da Silva Farias do curso de Tecnologia em Agroecologia; Valéria Araújo e Jéssica Camila, do curso de Ciências Sociais, e os professores Adriana F. Meira Vital, Carina Seixas Maia Dornelas, Alecksandra Vieira de Lacerda, Walberto Barbosa, Quézia Vila Flor Furtado, bem como a bolsista do INSA, Francisca Maria Barbosa.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 26/09/2011