Implante de micro-chip monitora o crescimento de tumores

O tratamento poderá ser otimizado, focando diretamente no lugar onde o tumor se encontra e melhorando a qualidade de vida dos pacientes que sofrem com o câncer

Cientistas da Universidade de Munique, na Alemanha, conseguiram desenvolver um micro-chip que, ao ser implantado junto ao tumor, permite que sua evolução seja monitorada. A invenção pode diminuir o número de visitas ao hospital e facilitar os tratamentos menos agressivos e mais localizados.

A partir dos sensores do micro-chip é possível monitorar os níveis de oxigênio em todos os tecidos próximos ao tumor. Assim fica mais fácil detectar se este está crescendo de forma agressiva, e os resultados são transferidos para uma unidade externa.

O micro-chip vai ser fundamental no acompanhamento de tumores mais difíceis de serem tratados, como os que ficam próximos a coluna, por exemplo. E além de atuar no monitoramento, a nova tecnologia vai permitir, ainda o desenvolvimento de tratamentos mais adequados a cada tipo de câncer.

Com a técnica, os tratamentos atuais serão mais eficazes e agredirão menos os pacientes, que precisam conviver com uma grande quantidade de substâncias tóxicas.

(Universia)

Data: 15/09/2011