Programa Ciência sem Fronteiras inscreve alunos da UFCG para estágio nos EUA

Inscrições serão realizadas até o dia 21 de setembro

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG realiza até o dia 21 de setembro as inscrições de alunos interessados em concorrer a bolsas de estudos para graduação-sanduíche nos Estados Unidos (EUA). A seleção, para o ano letivo 2012, faz parte do Programa Ciência sem Fronteira do Governo Federal, que oferece oportunidade de estudo e estágios a estudantes brasileiros em universidades de excelência.

O programa, que tem duração de 12 meses, arcará com custos de moradia, taxas escolares, passagem ida e volta Brasil-EUA, além de uma bolsa no valor de US$ 300. Nos casos em que a universidade americana não disponha de alojamento e refeições, o aluno terá direito a uma bolsa integral no valor de US$ 1.300.

Requisitos

Podem concorrer às bolsas, estudantes matriculados em cursos de bacharelado nas seguintes áreas: Engenharias e demais áreas tecnológicas; Ciências Exatas e da Terra: Física, Química, Biologia e Geociências; Ciências Biomédicas e da Saúde; Computação e tecnologias da informação; Tecnologia Aeroespacial; Fármacos; Produção Agrícola Sustentável; Petróleo, Gás e Carvão Mineral; Energias Renováveis; Tecnologia Mineral; Biotecnologia; Nanotecnologia e Novos materiais; Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais; Biodiversidade e Bioprospecção; Ciências do Mar; Indústria criativa; Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva e Formação de Tecnólogos.

É necessário que o candidato tenha concluído no mínimo 40% e no máximo 80% do currículo previsto para o curso, apresente excelente rendimento escolar, tenha obtido no mínimo 79 pontos no exame TOEFL/IBT Test  e declare compromisso de permanecer no Brasil pelo dobro no número de meses em relação àqueles que ficou nos Estados Unidos pelo programa

Documentos necessários

Para se inscrever no programa, os alunos deverão entregar na Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) a seguinte documentação: ficha de inscrição, histórico escolar atualizado, declaração de compromisso, duas cartas de recomendação de professores diferentes, cópia do Comprovante de Proficiência em Língua Inglesa e currículo Lattes.

Também será exigido que os candidatos enviem toda a documentação, exceto as cartas de recomendação e currículo Lattes, para o e-mail: csf@ufcg.edu.br. Na mensagem, o estudante deve solicitar aviso de recebimento.

Seleção

Os alunos serão selecionados de acordo com a análise do currículo Lattes e Histórico Escolar. O resultado será divulgado até o dia 23 de setembro.

Os alunos contemplados com o programa deverão realizar sua inscrição individual no site da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) até o dia 28 de setembro.

Todos os detalhes estão disponíveis no edital 01/2011

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 12/09/2011