UFCG inicia aulas do Pré-Vestibular Solidário para 400 alunos

A UFCG deu início, no dia 20 do corrente, às aulas para os 400 alunos carentes, advindos de escolas públicas, selecionados para o Pré-Vestibular Solidário - PVS, programa vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão - PROPEX, informou o coordenador do PVS, professor Vimário Simões. Na noite da última quarta-feira, 29, os estudantes do campus da UFCG localizado em Campina Grande, PB, participaram de uma aula prática de Letras - Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (foto), no Centro de Extensão. Eles também debateram sobre questões de Literatura e todas as orientações das atividades foram realizadas pela professora Maria Marta Nóbrega e pela bolsista, do PET-Letras, Joyce Kelly Barros.

Os alunos estão distribuídos em turmas, que funcionam nos campi da UFCG. No campus de Campina Grande são atendidos 270 alunos, distribuídos em seis turmas, enquanto no campus de Patos são beneficiados 70 alunos, divididos em duas turmas, cada uma com 35 estudantes. No campus de Sousa, as aulas são ministradas para apenas uma turma, composta por 40 alunos. No campus de Cajazeiras, são 70 alunos, divididos em duas turmas, cada uma com 35 estudantes.

As aulas do Pré-Vestibular Solidário terminarão em dezembro de 2006. O Pré-Vestibular Solidário inscreveu este ano cerca de 1.600 alunos, dos quais 1.095 se inscreveram no campus de Campina Grande.

No campus de Campina Grande as aulas estão sendo ministradas das 18h30 às 21h30, no bloco CA, com a participação de 60 professores, a maioria da UFCG, incluindo alunos dos cursos de graduação. O PVS também tem a presença de professores da UEPB.

Seleção dos alunos

Conforme esclareceu a Pró-Reitora, professora Lucinete Fortunato, os candidatos foram selecionados mediante a avaliação das fichas de inscrição e classificados de acordo com os critérios pré-definidos. Para as 166 vagas oferecidas pelo convênio com a Unesco e o MEC foram avaliados a cor e, no que se refere a indicadores econômicos, a menor renda familiar, menor grau de instrução dos pais, candidato ou membros da família portadores de necessidades especiais e condições de moradia.

As demais vagas foram oferecidas nos campi de Campina Grande (180) e de Cajazeiras (40), vinculadas ao Probex, foram preenchidas com base na menor renda familiar; menor grau de instrução dos pais; candidato ou membros da família portadores de necessidades especiais e condições de moradia.

Como começou o PVS

O PVS foi iniciado em 2000 por intermédio dos professores Pedro Dantas e Goreti Dantas, através de um movimento da Igreja do Rosário, sendo a princípio chamado de Pastoral Universitária.

Em 2003 a Universidade passa a ter uma participação mais efetiva neste projeto através não só de disponibilizar suas salas de aulas, mas também contribuindo com material, tais como, xerox, pincel, etc.

Em 2005, o professor Pedro Dantas passa a coordenação dos trabalhos para a UFCG.

Hoje, a PROPEX coordena o programa, e por intermédio de um edital do MEC, foi enviado um projeto de PIC (Projeto Inovador de Curso) para financiamento de projetos desta natureza, para o qual foi aprovado um recurso na ordem de R$ 150 mil, por um período de 9 meses.

Data: 31/03/2006