UFCG inscreve para intercâmbio nos EUA

Selecionados terão direito a bolsa de estudo, passagens e seguro saúde. Aulas começam em janeiro

Estão abertas na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) as inscrições para seleção de estudantes da instituição interessados em participar do intercâmbio educacional Brasil/Estados Unidos, no âmbito do Programa Capes/Fipse.

O programa é fruto de convênio firmado entre a Capes e o Fund for the Improvement of Post Secondary Education (Fipse), do governo dos EUA, e tem como meta a inserção dos cursos de graduação das instituições de ensino superior brasileiras no cenário internacional, modernizando os currículos acadêmicos por meio do reconhecimento mútuo de créditos e do intercâmbio de estudantes e professores.

De acordo com a professora Iana Alexandra, coordenadora do convênio na UFCG, as vagas são destinadas a alunos dos cursos de graduação em Arquitetura, Engenharia Civil, Engenharia Agrícola e Meteorologia e os selecionados estudarão durante um semestre na Texas Tech University  (TTU) ou na University of New Mexico (UNM), com direito a bolsa de estudo, passagens e seguro saúde. As aulas nos EUA começam em janeiro de 2012.

O intercâmbio é resultado da aprovação, pelo Programa Capes/Fipse, do projeto Preservação dos Recursos Hídricos e Desenvolvimento Sustentável de Regiões Áridas e Semi-Áridas, elaborado em conjunto pela UFCG e pelas universidades de São Paulo (USP) e Federal de Minas Gerais (UFMG).

As inscrições vão até o dia 16 de setembro. É necessário anexar histórico escolar, carta de intenções (motivações para participar do programa) e ficha de dados pessoais. Dentre os critérios de seleção estão o fato do aluno ter proficiência em Inglês, experiência em estágios no exterior ou ter sido bolsista de Iniciação Científica. Alunos ingressantes ou concluintes não podem participar do processo seletivo.

As informações necessárias para a inscrição podem ser obtidas na página http://www.hidro.ufcg.edu.br/capesfipse ou pelo fone (83) 2101.1063, com a professora Iana Alexandra.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 09/09/2011