Ciência sem Fronteiras é apresentado na UFCG

Programa prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos

Na tarde desta segunda-feira, dia 5, o assessor Internacional da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Michele Fossy, reuniu-se com estudantes de graduação apresentando o edital de chamada pública da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a cartilha do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) para seleção do programa Ciência sem Fronteiras. O encontro aconteceu no Centro de Extensão do campus de Campina Grande.

Fossy detalhou as diferenças de procedimentos entre o processo de seleção das duas instituições, destacando os critérios de seleção e benefícios. “Além de apresentar o programa e as diretrizes para que os alunos se candidatem, nosso objetivo é suscitar o interesse, trabalhar essa idéia e disponibilizar o nosso assessoramento”, explicou.

A Capes estará com inscrições abertas até o próximo dia 30 para graduação-sanduíche nos Estados Unidos, iniciando a partir de janeiro do próximo. Já o CNPq destinou 30 bolsas para a UFCG em instituição demanda pela universidade, aluno ou orientador (carta de Aceitação) e o prazo de inscrição vai até o dia 5 de fevereiro de 2012.

A Assessoria Internacional e a Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão (Propex) lançarão, até o próximo dia 15, edital com orientações e critérios mínimos para inscrição de alunos da UFCG no programa.

Ciência Sem Fronteiras

O Programa Ciência sem Fronteiras, lançado no dia 26 de julho de 2011, é um programa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio de alunos de graduação e pós-graduação e da mobilidade internacional. O projeto prevê a concessão de até 75 mil bolsas em quatro anos.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 06/09/2011