Campus de Pombal comemora cinco anos de criação com reconhecimento de cursos pelo MEC

O curso de Agronomia foi reconhecido em julho deste ano. O de Engenharia Ambiental está em processo final de reconhecimento

Além dos festejos relativos aos cinco anos de criação do Centro de Ciência e Tecnologia Agroalimentar (CCTA), ocorridos na última segunda, dia 15, o campus de Pombal da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) tem outros motivos para festejar. É que o Ministério da Educação (MEC) reconheceu em julho deste ano o curso de Agronomia, atribuindo-lhe Conceito 3.

Com o reconhecimento, 77 alunos concluintes receberam seus diplomas no último dia 15. Participaram da cerimônia de entrega de diplomas o reitor da UFCG, Thompson Fernandes Mariz, o pró-reitor de Ensino, Vicemário Simões, o diretor do CCTA, Roberto Cleiton Fernandes de Queiroga, o coordenador do curso de Agronomia, Marcos Eric Barbosa Brito, e o ex-diretor do CCTA, Martinho Queiroga Salgado.

“Esta conquista tem expressiva importância para o CCTA, pois permite aos alunos já concluintes obterem o registro definitivo no CREA possibilitando o exercício de sua profissão, bem como, gera uma satisfação a UFCG pelo empenho durante todo processo de reconhecimento do curso cumprindo, desta forma, a missão de consolidar os cursos criados pelo processo de expansão do ensino superior no interior do estado da Paraíba”, expressa o diretor do CCTA. Roberto Cleiton.

Atualmente, o curso de Agronomia tem 272 alunos ativos e conta com 20 professores, sendo 19 doutores e um realizando doutorado. A Unidade Acadêmica de Ciências Agrárias (UACA) conta ainda com 15 laboratórios especializados.

Engenharia Ambiental

Outro curso do campus de Pombal que também está em processo de reconhecimento pelo MEC é o de Engenharia Ambiental. Entre os dias 03 e 06 deste mês, uma comissão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) esteve no CCTA para avaliar a organização didática pedagógica, o corpo docente e as instalações físicas do curso. Para fins de reconhecimento, o curso recebeu conceito 4.

Agora, a coordenação do curso está esperando os trâmites finais para que a decisão seja publicada no Diário Oficial da União (DOU).

“Nós só temos a agradecer aos professores, alunos, técnico-administrativos e terceirizados pela contribuição e comprometimento na busca de um curso com alta qualidade na nossa região”, parabeniza o coordenador do curso, Camilo Allyson Simões de Farias.

Com atividades iniciadas em 2007, o curso de Engenharia Ambiental tem atualmente 254 alunos regularmente matriculados.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 17/08/2011