topo_cabecalho
Aprendendo Física com o jogo Angry Birds

Jogo Angry Birds usa conceitos de parábola, ângulo e força para arremessar pássaros em porcos

 

Aula às 8h da manhã, cursinho às 13h, inglês às 18h. E ainda tem revisão da matéria quando chegar em casa. Ufa! Ano de vestibular é sempre uma correria. O "sonho" de muitos vestibulandos é ter um tempinho para dormir sem ter um despertador contando as horas de sono, ir à balada e, claro, jogar videogame.

 

Conhecido por 120 milhões de usuários em todo mundo, um game alia sossego e estudos de Física. Trata-se do Angry Birds, uma maratona de arremesso de pássaros em que é possível calcular ângulos, trajetórias, parábolas e força de gravidade.

 

Quem não se lembra dos canhões com munição usados para ilustrar exercícios de lançamento de Física? Na versão do joguinho, os elementos foram trocados: o estilingue atira pássaros em porcos protegidos por barreiras de vidro, madeira e concreto. A rivalidade entre os animais se dá pelo roubo de ovos do ninho deixando os pássaros furiosos - tradução do título Angry Birds. O objetivo é usar o menor número de aves para acertar o maior número de suínos.

 

Lançamento, altura, alvo, inclinação, distância, força elástica. Todos estes conceitos físicos são usados no game. O estilingue deformado, por exemplo, impedirá o pássaro de ser arremessado corretamente e você não passará de fase. Mas acalma-se! Não pegue lápis, papel e calculadora, pois não existe um espaço para resolver fórmulas. "No jogo você não faz conta, mas trabalha a noção de Física. Quem conhece mais a matéria joga melhor", explica a professora de Física do cursinho Oficina do Estudante Mônica Nunes.

 

Nos Estados Unidos, um exercício de ângulo aplicado em sala de aula usou os passarinhos como mote. Mônica defende a mistura entre jogo e Física para prender a atenção do estudante. "Experimentos e jogos chamam a atenção para aplicação prática do que está sendo ensinado em sala de aula."

 

Lançado como um aplicativo para iPhone em 2009, o jogo chegou ao Android, iPad, PlayStation 3 e navegador Google Chrome. Tantas plataformas ajudam a explicar a marca recorde de 1 milhão de downloads num único dia, em julho deste ano. Até mesmo um campeonato nacional foi criado para os fanáticos de Angry Birds. A popularidade é comprovada em classe. "Metade da sala em que dou aula conhece o game", comenta o professor de Física do Cursinho da Poli, Bassan Ferdinian.

 

Angry Birds  é  uma brincadeira, mas uma ferramenta potente, segundo os especialistas. "É uma brincadeira, sim, mas não tem mais como fugir, é um aliado para aprender. Já que está no videogame, por que não estudar?", diz Ferdinian.

 

A tecnologia é uma parceira do ensino e incentiva o aluno a estudar, afirma o professor de Física do Anglo, Harley Sato. "Unir tecnologia e didática guia para um bom caminho. Jogos bem feitos, com roteiros pedagógicos são bem-vindos."

 

(Universia)


Data: 15/08/2011