Programa de Direitos Humanos do Cariri discute ações com professores e alunos da UFPB e UFCG

O Programa de Direitos Humanos do Cariri, do Centro de Desenvolvimento sustentável do Semiárido realizou nesta terça-feira, 9, um encontro de intercâmbio com professores e alunos extensionistas da Universidade Federal da Paraíba e da UFCG , campus de Campina Grande, que também desenvolvem atividades de mesmo foco.

Num primeiro momento foi realizada uma contextualização da discussão contemporânea sobre os direitos humanos, em outro, o tema debatido entre os participantes foi a surdez.

O encontro teve participação dos professores Irivaldo Oliveira e Shirley Neves do CDSA, Ana Dorziat e Eliane Menezes da UFPB e Niedja Lima, da Unidade Acadêmica de Educação do Centro de Humanidades da UFCG, além dos bolsistas de extensão orientados por esses docentes.

O Programa Direitos Humanos no Cariri trata-se de diversas ações interligadas, a primeira delas é a consolidação de um “Centro de Referência dos Direitos Humanos do Cariri” (CRDH) na cidade de Sumé, em processo de instalação e que já realiza atividades de mobilização no município e região, tendo o apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.

Uma das ações do Programa é o desenvolvimento do projeto “Silêncio no Tribunal” que visa trabalhar e divulgar os direitos fundamentais e humanos com a comunidade surda do Cariri paraibano como atividade inclusiva dessa camada da população, propiciando que eles tenham conhecimento de seus direitos, cuja ação faz parte do projeto “Fomentar a construção da comunidade surda de Sumé e cidades circunvizinhas”.

O Programa também abrange o projeto “Construindo o Observatório de Políticas Públicas do Semiárido”, que está sendo desenvolvido pelo PET/Conexões de Saberes, grupo já em atividade no CDSA/UFCG.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 09/08/2011