Equipe da UFCG no Projeto Rondon retorna do Amazonas

Oito alunos e dois coordenadores participaram da Operação Peixe-Boi

Educação, Cultura, Direitos Humanos, Justiça e Saúde. Durante 15 dias, alunos da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) cumpriram a missão de desenvolver atividades nessas áreas para crianças, jovens, adultos e idosos do município de Nova Olinda no Norte, no Amazonas, através do Projeto Rondon.

“Foram dias de muito trabalho, mas de muita satisfação também. O município apresenta suas carências, em diversos setores, e a equipe da UFCG, com muita competência, conseguiu intervir para que novas práticas possam ser desenvolvidas pelos moradores de Nova Olinda, no sentido de melhorar um pouco suas condições de vida”, explica umas das coordenadoras da Operação Peixe-Boi, professora Nadege Dantas.

Durante a operação, realizada de 8 a 24 de julho, a equipe da UFCG teve a oportunidade de visitar três aldeias da tribo Mundurucu e participar de alguns rituais indígenas, momento considerado especial pelo grupo, devido à oportunidade de conhecimento e troca de cultura e informações.

“Nós levamos muitas informações pra eles, mas, o que aprendemos é muito significativo prá nós, principalmente para os alunos que tiveram a oportunidade de colocar em prática os ensinamentos adquiridos em sala de aula antes mesmo da própria formação, isso traz confiança e alimenta o lado voluntariado”, finaliza Nadege.

Além da professora Nadege Dantas, participou da Operação Peixe-Boi o professor Adriano Fernandes, que também coordenou o projeto, e oito alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, Farmácia, Ciências Sociais e Direito.

Operação Tuiuiú

Outra equipe da UFCG também está participando do Projeto Rondon. As atividades da Operação Tuiuiú serão realizadas até o dia 1º de agosto no município de Arenápolis, em Mato Grosso. Sob supervisão do professor Luciano de Brito Junior, do Centro de Saúde e Tecnologia Rural (CSTR), os alunos estão desenvolvendo atividades de Comunicação, Tecnologia e Produção, Meio Ambiente e Trabalho.

(Gloriquele Mendes - Ascom/UFCG)

Data: 29/07/2011