UFCG e universidade holandesa desenvolvem sistema para otimização de pesquisas científicas

Projeto foi aprovado por programa de cooperação internacional

Um projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) está entre os onze selecionados pelo programa de cooperação internacional firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e a Organização Holandesa para Cooperação Internacional em Educação Superior (Nuffic, na sigla em holandês).

O programa visa à melhoria da pós-graduação brasileira e contempla o financiamento de duas missões de trabalho por ano para docentes doutores da equipe, com passagem aérea de ida e volta, ajuda de custo para aquisição de material, além da concessão de bolsas de estudo aos estudantes participantes do projeto, incluindo seguro saúde, auxílio instalação e passagens.

Coordenado pelo professor Francisco Brasileiro, do Departamento de Sistemas e Computação, o projeto da UFCG será desenvolvido em parceria com a Universidade de Tecnologia de Delft (Technishe Universiteit Delft) e envolve uma equipe de sete brasileiros e cinco holandeses. O objetivo é a criação de melhores plataformas colaborativas de eCiência e Cultura aumentando a sinergia entre redes entre-pares (peer-to-peer) e grades computacionais (grids).

Redes entre-pares são constituídas por computadores que não possuem um papel fixo de cliente ou servidor, enquanto que uma grade computacional consiste num serviço de compartilhamento da capacidade de processamento e de armazenamento de computadores, pela internet, a fim de se otimizar as tarefas realizadas pelos integrantes da grade. Atuando em conjunto, os dispositivos funcionam como um supercomputador. O sistema permite que parte da capacidade ociosa dos processadores seja usada, por exemplo, para cálculos e simulações em pesquisas científicas.

A UFCG já trabalha com grades computacionais desde 2004, com o lançamento do sistema OurGrid (http://www.ourgrid.org/). Desde então, tem sido usado por centenas de usuários para agilizar a execução de diversas aplicações, como simulações, renderização de imagens e otimização de algorítimos.

“Nossa meta agora é desenvolver tecnologias que permitam que cientistas utilizem redes peer-to-peer como sistemas de transferências de grandes quantidades de dados experimentais e plataformas de processamento paralelo, bem como criar métodos que permitam usar grades computacionais para viabilizar funcionalidades em redes peer-to-peer que têm alta demanda de processamento e são portanto atualmente impraticáveis nessas plataformas”, explica o pesquisador.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 28/07/2011