Direção do CDSA e Prefeitura Universitária discutem continuidade de obras no campus de Sumé

Comissões da Prefeitura Universitária da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da direção do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) realizaram na tarde desta terça-feira, 26, um levantamento da situação das obras que foram abandonadas pela empresa RGM no campus de Sumé. O objetivo foi coletar informações para a elaboração de edital visando à contratação de uma empresa para dar continuidade a estas obras.

O andamento das obras no campus foi discutido em reunião realizada no último dia 20 de julho entre o reitor da UFCG, Thompson Mariz, o prefeito universitário, Eduardo Bonates e o diretor do CDSA, Márcio Caniello, que na oportunidade expôs as preocupações com relação ao assunto.

A reunião teve como encaminhamento a vinda da equipe da prefeitura universitária para que, em parceria com a prefeitura do campus e com apoio do professor do CDSA, Hugo Alcântara, fosse feito um levantamento sobre as obras.

O diretor Márcio Caniello disse que ficou acertada a revitalização da parceria entre a Prefeitura Universitária da UFCG e a Prefeitura Setorial do Campus no sentido de concluir os projetos para licitar as obras que foram abandonadas pela empresa RGM (Central de aulas, Garagem, Almoxarifado e Pórtico de Entrada).  Ele lembrou que foi feita a rescisão do contrato com a empresa, já punida e que está respondendo judicialmente pelo abandono, ficando impedida de participar de licitação de obra no âmbito do governo federal além de ter que pagar uma multa de 20% em cima do contrato.

“O reitor Thompson Mariz conseguiu, junto ao governo federal, reaver o dinheiro que estava empenhado para essa empresa, ou seja, não houve nenhum prejuízo orçamentário para a Universidade”, destaca Caniello. “Esses recursos voltarão para a Instituição no próximo ano. O reitor já garantiu um aporte emergencial de recursos para que sejam concluídas as obras abandonadas”.

Neste momento as equipes da Prefeitura Universitária e da Prefeitura do campus de Sumé estão terminando de elaborar os editais para conclusão dessas obras e até a próxima semana estarão prontos para envio ao setor responsável pela licitação.

“É muito importante essa parceria entre a Prefeitura Universitária e a Prefeitura do CDSA para que possam conseguir realmente resolver os problemas ocasionados por empresas irresponsáveis que ganham a obra e não conseguem conduzi-la.”

Outras obras em andamento no campus de Sumé são a Central de Aulas II e a Central de Laboratórios, que estão com o cronograma atrasado, mas estão sendo executadas pela empresa responsável. De acordo com Caniello, na reunião também foram feitos encaminhamentos de parceria na fiscalização dessas obras, que apesar do atraso serão entregues a tempo para o semestre 2012.1.

“Em contraponto as obras atrasadas destaca-se a construção do prédio da Biblioteca do campus que está com o cronograma de execução adiantado. Também lembramos que a parte de adequação do primeiro andar do prédio da Central de Aulas I está completa e todas as salas de aulas estão plenamente equipadas para receber os alunos, além disso, a Direção do Centro construiu passarelas ligando o setor antigo das salas de aulas até o novo ambiente”.

(Rosenato Barreto - CDSA/UFCG)

Data: 27/07/2011