Fundação seleciona engenheiro recém-formado pela UFCG para mestrado na França

Henri Malzac é um dos 16 profissionais selecionados pela Fundação Renault em todo o mundo. No Brasil, apenas três foram escolhidos.

Graduado há menos de uma semana pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o engenheiro de Produção Henri Geraldo Malzac Neto já tem um grande desafio pela frente. Ele foi um dos três brasileiros selecionados pela Fundação Renault - e um dos 16 em todo mundo - para cursar um mestrado profissional em Transporte e Desenvolvimento Sustentável, na França, para onde embarca nos próximos dias.

“O programa do mestrado começa agora, em agosto, e vai até dezembro de 2012”, explica Henri, que já havia participado de estágio na França no ano passado, pela UFCG, através do Programa Capes/Brafitec, que promove a cooperação entre o Brasil e a França por meio de parcerias universitárias. Através do Capes/Brafitec, fiz estágio durante seis meses na cidade de Mouzon, numa unidade da empresa ArcellorMittal, uma das maiores siderúrgicas do planeta, com operações em mais de 60 países”, comenta.

Desta vez, o destino do engenheiro paraibano é Paris, mais especificamente a Ponts ParisTech, a mais antiga escola de engenharia do mundo, fundada em 1747. “É uma das escolas mais conceituadas, uma referência internacional nas áreas de Engenharia Civil, Construção, Transporte, Indústria, Finanças e Meio Ambiente”, diz Henri.

Até ser admitido como bolsista, foi preciso passar por várias etapas. “No Brasil, há uma pré-seleção realizada pela Escola Politécnica da USP, que consiste em análise de currículo, carta de motivação, desempenho acadêmico e atestação de estudos da Língua Francesa. Após essa seleção, ainda tem uma entrevista, em francês, com a chefe de projetos da fundação”, destacou.

A Fundação Renault foi fundada em 2001 e financia atualmente quatro programas, nas áreas de Gerenciamento Internacional, Transporte e Desenvolvimento Sustentável, Mobilidade e Veículos Elétricos e Gerenciamento Multicultural e Performances Corporativas.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 20/07/2011