topo_cabecalho
Alunos da UFCG em Sumé apresentam trabalhos na reunião da SBPC em Goiânia

Foi destaque a apresentação de alunos do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) no XVI Encontro Nacional de Grupos PET (Programa de Educação Tutorial) que está acontecendo em paralelo à programação da 63ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC, que acontece até esta sexta-feira, em Goiânia-GO. A apresentação oral do tema “Avaliação de Políticas Públicas no Semiárido Brasileiro: Primeiras Incursões” chamou atenção pelo avanço dos trabalhos, pelo cumprimento dos objetivos e pelos resultados alcançados em apenas seis meses de funcionamento do grupo PET do Centro.

 

“De acordo com os dados coletados na pesquisa, concluiu-se que há um baixo investimento ambiental por parte dos municípios, refletido na formulação de políticas publicas nessa área. A participação dos municípios no sistema de gestão ambiental exige que eles se fortaleçam como instâncias de decisão e planejamento. Além disso, há um nível baixo na formulação de políticas públicas efetivamente locais, ocorrendo uma concentração no poder da União Federal. Entretanto, esse trabalho é só o começo das atividades de ensino, pesquisa e extensão do grupo PET do CDSA”, afirma o professor Irivaldo Oliveira, tutor do PET do CDSA.

 

Estiveram presentes durante apresentação alunos e professores da USP, UNESP, UFRPE, UFAL, entre outras instituições de ensino superior juntamente com os alunos do PET: Paulo Cézar Silva Hilário e Rayanne Ferreira Monteiro – do curso de Ciências Sociais; Ana Paula Gonçalves Leite e Ilma da Silva Sousa – curso de Gestão Pública; e, Marco Antônio Sousa, do curso de Educação do Campo.

 

Para o professor Irivaldo Oliveira, “a presença e o destaque dos estudantes do CDSA é a prova que os alunos dos cursos oferecidos por este mais novo Centro da UFCG são capazes de produzir estudos com excelência e afinco”.

 

A acadêmica Ana Paula disse que “a oportunidade de sair do Cariri para outra região, estabelecendo contatos com realidades distintas e com professores e alunos de instituições de ensino superior diversas, tais como USP, UNESP, UFMG, UNICAMP, UFG é uma experiência riquíssima, que todos os estudantes que puderem devem aproveitar em toda sua plenitude”.

 

Da UFCG, estão participando 38 estudantes ligados aos 15 grupos PET da instituição, bem como 5 tutores. A UFCG, segundo informou o professor Irivaldo, “mais que dobrou o número de grupos PET, passando de 6 para 15 grupos, sendo a instituição de ensino superior que mais possui grupos em funcionamento no Estado e ocupando as primeiras posições no Nordeste”.

 

A pesquisa

 

O novo modelo de desenvolvimento focado na sustentabilidade dos recursos naturais tem sido a grande preocupação dos estudiosos da questão ambiental. Com intuito de contribuir para o meio ambiente foi realizado um estudo ambiental, onde se teve como cenário a região semiárida, precisamente na microrregião do Cariri Paraibano, composta de 29 municípios.

 

“Foram coletados dados sobre os investimentos transferidos pelos órgãos governamentais (Ministério do Meio Ambiente, Ministério de Desenvolvimento Agrário e Ministério da Integração Nacional) e de que forma estes recursos foram incorporados ao meio ambiente. Já que de um lado há políticas inserindo a questão ambiental direcionada à preservação (criação de unidades de Conservação e o combate a desertificação), de outro lado, como questão ambiental com foco no desenvolvimento (a criação de territórios de cidadania). Buscamos compreender a relevância dessa questão nas gestões municipais, estaduais e federais inseridas no Cariri paraibano”.

 

O Enapet

 

O Encontro Nacional dos Grupos PET em sua XVI edição é o fórum de discussão e apresentação das atividades desenvolvidas pelos grupos em todo país. Estão participando do encontro 1700 alunos e tutores, que compõem 780 novos grupos. No ano de 2010 o número de grupos PET no país duplicou.

 

“O Enapet 2011, em Goiania, está sendo surpreendente no que se refere à presença de novos grupos PET, resultado da incorporação do Programa Conexão de Saberes, que, na verdade, trouxe uma mudança de perfil nos grupos de Educação Tutorial aliando os pontos positivos dos 30 anos de história do PET junto às universidades, com os anos de atuação do Programa Conexão de Saberes junto à inclusão de estudantes de camadas populares nas atividades de ensino, pesquisa e extensão nas universidades brasileiras”, disse Irivaldo Oliveira.

 

O evento terá como resultado encaminhamentos feitos durante o encontro que serão levados à Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESu). “Está-se chegando à conclusão que a mudança de 2010 nos grupos PET poderá resultar numa melhor contextualização dos grupos com a verdadeira realidade socioeconômica e política do Brasil, incluindo alunos das camadas populares, indígenas, quilombolas, entre outras”.

 

A SBPC

 

Também acontece até hoje a 63ª Reunião da SBPC, com a participação de 9 mil alunos de todo país, sendo a principal vitrine da inovação tecnológica e da apresentação de trabalhos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento no Brasil.

 

Nele também foi apresentado trabalho de iniciação científica desenvolvido pelo Professor Irivaldo Oliveira, de Gestão Pública, e pelo estudante Marivaldo Alcântara, também de Gestão Pública, intitulado “A Institucionalização da Questão Ambiental nas Políticas Públicas para o Semiárido”.

 

Segundo o professor Irivaldo Oliveira, “a pesquisa é fundamental para inserir os alunos na investigação e reflexão acadêmica, auxiliando-o a escrever, falar e argumentar melhor”. Segundo o aluno Marivaldo, “a oportunidade de estar no evento de grande porte como a SBPC não pode ser medida, pois se aprende muito, fazemos contatos com outros professores e alunos, sendo um momento de conhecer o que está sendo pesquisado no país, mas é importante que a universidade apoie professores e alunos cada vez mais nesses eventos”.

 

(Rosenato Barreto, com informações do professor Irivaldo Oliveira)


Data: 18/07/2011