Colação de Grau da UFCG reúne formandos de diversas áreas do conhecimento

Solenidade aconteceu no Centro de Convenções Raymundo Asfora

Foi realizada na última sexta, dia 15, no Centro de Convenções Raymundo Asfora, a cerimônia de Colação de Grau da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). A solenidade reuniu 229 formandos do período 2011.1 do campus Campina Grande. Doze concluintes colaram grau antecipado.

Colaram grau os alunos dos cursos de Administração, Arte e Mídia, Ciências da Computação, Ciências Econômicas, Ciências Sociais, Desenho Industrial, Engenharia Civil, Engenharia de Materiais, Engenharia de Minas, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Física, História, Letras, Matemática, Medicina, Meteorologia e Pedagogia.

Abertura da Solenidade

A presidência da solenidade ficou por conta do vice-reitor da UFCG, Edilson Amorim, que agradeceu e presença de todos, parabenizou os formandos e abriu a cerimônia apresentando a Paraninfa Geral, a professora Maria de Fátima Câmelo, do Centro de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI).

A homenageada disse ser uma distinção e uma honraria muito grande ser escolhida como Paraninfa Geral das turmas em um momento tão inesquecível. E comparou sua emoção ao dia de sua própria formatura.

Em sua fala, evidenciou a importância da UFCG e a qualidade dos cursos oferecidos na instituição que se refletem na qualidade e conquistas dos alunos formados na universidade. E aconselhou:

“Vocês estão iniciando uma nova etapa de vida, novas responsabilidades, desafios, confrontação de sonhos e da realidade objetiva dos negócios. Não permitam que as dificuldades ou facilidades os acomodem. É melhor o risco de errar do que a acomodação e o tédio de não tentar. Se deem desafios do tamanho de vocês. O covarde nunca começa, o fracassado nunca termina e o vitorioso nunca desiste”, finalizou.

Na sequencia, foi dada a palavra ao orador das turmas, Francisco Felipe Góis de Oliveira, concluinte do curso de Medicina do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Em seu discurso, o formando buscou fazer da sua voz a dos demais concluintes.

“Já somos vitoriosos porque são poucos os brasileiros que conseguem concluir um curso de nível superior em uma universidade pública e de qualidade”, discursou. E evidenciou o papel dos novos formandos na sociedade. “Aprendemos um ofício. Enquanto profissionais temos que atuar com interesse. Fazer a diferença e promover a transformação,” ressaltou.

Premiação

Como acontece semestralmente, os Centros de Ensino oferecem um prêmio aos formandos que concluíram seus cursos com melhor desempenho acadêmico.

Desta vez, o prêmio Joaquim Amorim Neto, concedido pelo Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) ficou com o estudante de Medicina, Francisco Felipe Góis de Oliveira, que também foi o orador das turmas.

Já o prêmio Átila Augusto Freitas de Almeida, concedido pelos centros de Ciência e Tecnologia (CCT), de Engenharia Elétrica e Informática (CEEI) e de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), foi dado aos alunos Edson Porto da Silva, do curso de Engenharia Elétrica, e Melina Mongiovi Cunha Lima Sabino, de Ciência da Computação, que conquistaram o primeiro e segundo lugar, respectivamente.

Encerramento

Encerrando a solenidade, o vice-reitor Edilson Amorim ressaltou que os formandos entraram em uma universidade e saíram em outra.

“Nos últimos cinco anos a UFCG cresceu em ritmo vertiginoso. Duplicou o número de vagas e de instalações e equipamentos. Isso se refletiu na qualidade dos alunos que estão se formando. Vocês estão de parabéns e muito mais felizes estamos nós que fazemos a UFCG”, destacou.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 18/07/2011