Vai fazer intercâmbio? Saiba como se dar bem

Saiba como enfrentar o medo de morar em um país estrangeiro

Estudar fora do país pode parecer uma grande aventura para estudantes que não estão acostumados a viajar. O intercâmbio ou os cursos no exterior são uma importante forma de melhorar o currículo profissional e conseguir trabalho em grandes empresas com mais facilidade.

Morar em um país estrangeiro não só te ajuda no desenvolvimento do idioma como também te ensina a entender outras culturas e a maneira de viver das outras pessoas.

Antes de mergulhar em uma aventura mundo afora, é importante definir suas metas e o tipo de programa que deseja cursar. Ao escolher o curso e sua duração, o candidato deve dedicar um tempo para procurar elogios e críticas com relação às opções de escolas antes de definir seu destino. No caso dos MBA, as universidades devem contar com estatísticas dos seus estudantes separadas por país.

Apesar de alguns programas terem um prazo de duração curto, é necessário avaliar sua escolha com calma para não se arrepender no futuro. Na maioria dos casos, mudar de país é sinônimo de investimento alto e exige apoio de recursos de várias fontes.

Veja a seguir algumas das perguntas mais frequentes entrem os estudantes que querem fazer intercâmbio no exterior:

Dúvidas intercâmbio: Posso ir sem ter muito dinheiro?

Dúvidas intercâmbio: Qual cidade ou país devo escolher?

Dúvidas intercâmbio: Quando começar a juntar a documentação?

Dúvidas intercâmbio: E no caso de países que exigem o visto de estudante?

Dúvidas intercâmbio: Como funcionam os programas de bolsas e financiamento?

Dúvidas intercâmbio: E se o inglês não for tão bom?

Dúvidas intercâmbio: Trabalhar durante o curso é uma boa opção?

Dúvidas intercâmbio: Como escolher meu colega de quarto?

(Universia)

Data: 15/07/2011