Artigo - O Festival e o riso

Vladimir Silva

O segundo Festival Internacional de Música de Campina Grande foi um sucesso. E o êxito do evento pode ser atribuído a vários fatores, dentre os quais o comprometimento da Universidade Federal de Campina Grande e da Universidade Estadual da Paraíba, o apoio de diversos setores da iniciativa privada, o engajamento da equipe de produção e a integração dos alunos e professores.

Durante uma semana, tivemos o prazer de conviver com mais de duzentos alunos e professores de diferentes estados e países. Ao longo dos dez concertos realizados nas dependências do recém inaugurado Teatro Municipal Severino Cabral foram interpretadas mais de sessenta obras, música vocal, instrumental, sacra, secular, para solista e/ou grupos de câmara. A cada noite o público era surpreendido com as performances dos artistas convidados. Foi assim no concerto de abertura; na apresentação do Coro de Câmara, da Universidade Federal de Campina Grande; na noite dedicada ao compositor Franz Liszt, oportunidade na qual os virtuosos pianistas reinaram soberanamente; na estreia do Quinteto de Sopros da Paraíba; e no concerto de encerramento, quando o Coro e a Orquestra do Festival interpretaram, sob forte comoção, o Requiem para um trombone, do compositor Eli-Eri Moura.

As noites frias da Rainha da Borborema foram aquecidas com os aplausos calorosos e amáveis das mais de sete mil pessoas que lotaram as dependências do Municipal. As enormes filas na porta de entrada daquele templo e a quantidade de pessoas sentadas nos corredores e laterais do Teatro anunciavam uma nova era para a música no cenário estadual e a consolidação do evento no âmbito regional e (inter) nacional. Os milhares de acessos à página do Festival na internet (www.festival.musica.ufcg.edu.br) comprovam a existência de um vasto público interessado na arte musical, o que deveria incitar a implementação de políticas públicas neste sentido.

Festival é sinônimo de encontro, celebração e alegria. Por isso, nestes dias, o frescor e o contentamento se espalharam pelo céu da Serra, intensificando o seu brilho, ratificando, mais uma vez, o espírito empreendedor desta cidade, a sua bravura, a sua vocação para as artes. O espírito leve e jovial, as mentes e os corações abertos de todos aqueles que fizeram esta segunda edição do Festival invadiram a UFCG, a UEPB e a Casa de Seu Cabral, contagiando a plateia, favorecendo a conjunção da poesia com a música, do novo com o velho, da periferia com o centro, do universal com o regional, da vida com a arte. Os resultados alcançados nos ensinam que estamos no caminho certo, que precisamos de outras provocações, novos desafios, e, sobretudo, felicidade em abundância, pois, como assinala Caio Fernando Abreu, só o riso resiste a todas as ciladas do tempo.

Vladimir Silva é professor da UFCG e coordenador artístico do Festival Internacional de Música de Campina Grande

Data: 13/07/2011