Histórias da cultura potiguara serão apresentadas nesta quarta na UFCG

Atividade marca encerramento do 4º módulo do curso de Licenciatura Indígena da instituição

Apresentações de histórias da cultura potiguara marcarão, nesta quarta-feira, dia 13, o encerramento das atividades referentes ao 4º módulo do curso de Licenciatura Intercultural Indígena da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Segundo a professora Mércia Batista, coordenadora do curso, as apresentações, que serão realizadas a partir das 15h30min, no auditório da Unidade Acadêmica de Arte e Mídia, são “um momento especial na trajetória da turma e certamente confirmam a importância do nosso curso”.

Quarenta e seis estudantes da etnia potiguara estão hospedados desde o último dia 5 no campus de Campina Grande, onde obedecem a uma intensa rotina de aulas, seminários, pesquisas e debates.

Durante as apresentações, oito grupos de alunos colocarão em prática as técnicas aprendidas na disciplina Produção de Artefatos Pedagógicos. “Basicamente trata-se do esforço em grupo para a construção de material didático, sendo que o material escolhido foi o Fantoche”, explica o professor Jânio Ludovico, responsável pela disciplina e pela apresentação das peças e encenações.

“O objetivo é permitir que os estudos de textos possibilitem o trabalho lúdico com os fantoches, utilizando-se de materiais da cultura indígena ou recicláveis”, disse.

Os grupos apresentarão peças de 15 a 30 minutos de duração, escritas, ensaiadas, dirigidas e representadas pelos próprios alunos, “sendo que  todas elas têm como temas questões indígenas ou referentes ao mundo Potiguara”, destaca Mércia.

O curso

Funcionando desde setembro de 2009, o curso de Licenciatura Intercultural Indígena da UFCG é direcionado a professores indígenas que já concluíram o Ensino Médio e que estão lecionando em escolas na Terra Indígena Potiguara, no Litoral Norte da Paraíba., onde vivem cerca de 10 mil índios, distribuídos em aldeias e na zona urbana dos municípios de Rio Tinto, Baía da Traição e Marcação.

O curso obedece a um regime seriado especial, sendo desenvolvido em dois períodos distintos: durante o período letivo regular das escolas indígenas, o curso é ministrado nos finais de semana, por uma equipe de professores da UFCG, em Baía da Traição. Durante as férias escolares nas escolas indígenas, os alunos da licenciatura cursam módulos concentrados no campus universitário.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 12/07/2011