Capes comemora 60 anos com o resgate do ideal de Anísio Teixeira

Teve início na manhã desta segunda-feira, 11, o ano de comemorações do aniversário de seis décadas da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A cerimônia de abertura aconteceu no edifício-sede da instituição em Brasília. Nesses 60 anos, a Capes tem contribuído para a formação de profissionais altamente qualificados, avaliado cursos de mestrado e doutorado, oferecido acesso à divulgação científica e promovido cooperação científica nacional e internacional.

Em referência a nova missão da Capes que, desde 2007, assumiu o desafio de estimular a formação inicial e continuada de professores da educação básica, o ministro da Educação, Fernando Haddad destacou os desafios futuros da coordenação. “Gostaria de mais do que  frisar o que a Capes fez nesses 60 anos, o que ela se dispôs a fazer nas próximas seis décadas”, afirmou Haddad.

Para o ministro, a configuração da Nova Capes, que se ocupa tanto da pós-graduação como da educação básica, está intimamente conectada com a missão inicial da fundação, criada por Anísio Teixeira em 1951. “A Capes comemora 60 anos com o resgate do ideal do educador Anísio Teixeira, que criou esta agência para a formação de quadros de nível superior para a educação no seu conjunto e não apenas para a educação superior”, explicou.

De acordo com Haddad, o aperfeiçoamento da educação deve acontecer em todos os níveis. “É o momento de resgatar a qualidade da educação publica no Brasil e a partir da base promover mudanças positivas na pós-graduação e nos extratos superiores da educação.

Novos desafios

O presidente da Capes, Jorge Almeida Guimarães, declarou orgulho pelo caminho trilhado pela Capes em sua existência. “A presença dessa platéia nesse edifício-sede representa bem a trajetória vitoriosa destes 60 anos”, enfatizou. Guimarães também comentou os novos desafios que se apresentam para o futuro da Capes. “Colocaremos na educação básica nossa experiência bem sucedida com a pós-graduação. Os avanços na educação superior infelizmente não estão presentes em todos os níveis. Esse é o nosso desafio e é com muita convicção que o aceitamos”, concluiu.

A secretária de educação do Distrito Federal, Regina Vinhaes, elogiou a visão sistêmica de educação que conecta educação infantil e pós-graduação. “A relevância da Capes para o atual panorama educacional no país é fundamental. Sabemos que com essa nova missão, o sonho de todos os brasileiros, educação pública e de qualidade em todos os níveis, já esta em construção e a passos largos”, afirmou.

O representante do Ministério de Ciência e Tecnologia, Ronaldo Mota, destacou o papel da Capes na produção de conhecimento do Brasil, que chegou a 13º lugar na produção científica mundial. “A Capes mantém uma relação orgânica com os problemas brasileiros colocando a produção de conhecimento como ferramenta para solucioná-los”, explicou.

Homenagens

Anísio Teixeira, que também foi o presidente da Fundação entre 1952 e 1964, foi homenageado com a inauguração do Espaço e do Busto Anísio Teixeira. O nome do educador denominará o 1º subsolo do edifício-sede da Capes, local onde são realizadas as principais reuniões da agência, como a Avaliação Trienal da pós-graduação stricto sensu. A cerimônia contou ainda com o lançamento do selo e carimbo postal comemorativos aos 60 anos da Capes.

No novo espaço Anísio Teixeira, está exposto o documento original do Parecer nº 977 de 1965, conhecido como Parecer Sucupira. O documento foi cedido temporariamente pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e ficará em exibição  pelo período de um ano. O Parecer Sucupira, assim nominado em alusão ao seu autor, o saudoso professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Newton Sucupira, conceituou e normatizou a pós-graduação brasileira.

Além disso, na parte externa do edifício, seis mudas de ipê, uma árvore nativa do cerrado, foram plantadas por ex-presidentes da Capes para representar cada uma das décadas da instituição.

Até o dia 11 de julho de 2012, uma série de eventos acontecerá para comemorar as seis décadas de criação da Capes. Estão previstos workshops, palestras e comemorações tanto promovidos pela fundação como com instituições parceiras como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) e Academia Brasileira de Ciências (ABC).

(Capes)

Data: 11/07/2011