topo_cabecalho
MEC recomenda aprovação das contas da UFCG 2007, 2008 e 2009

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) recebeu do ministro da Educação, Fernando Haddad, pronunciamento sobre os pareceres favoráveis das auditorias realizadas pela Secretaria Federal de Controle Interno da Controladoria-Geral da União (CGU) aprovando a gestão financeira da administração do reitor Thompson Mariz, referentes aos exercícios 2007, 2008 e 2009.

 

No pronunciamento ministerial, registra a certificação das prestações de contas como regulares, com ressalvas, e informa-se que os processos serão encaminhados para julgamento do Tribunal de Contas da União, como determina a Lei.

 

Para o pró-reitor de Administração, Alexandre Gama, a aprovação da gestão coroa o esforço da administração central em capacitar os técnicos e redobrar a atenção nas atividades contábeis. “O amadurecimento e a descentralização da execução financeira promoveram novas dinâmicas no gerenciar”, comentou, ao falar da gestão orçamentária.

 

“Do custeio cotidiano aos serviços mais específicos de uma pesquisa, empreendemos zelo na aplicação dos recursos”, registrou Gama, elencando que, só em 2009, foram realizadas 18 concorrências e 200 pregões eletrônicos que compraram de passagens aéreas ao material de consumo mais simples, como os de papelaria.

 

Ao reconhecer e parabenizar o trabalho da sua equipe administrativa, o reitor da UFCG disse que os avanços na gestão orçamentária e a transparência na sua execução contribuíram consideravelmente para a recomendação de aprovação dos três exercícios ficais.

 

“Talvez a comunidade não tenha ideia do quanto é complicado e trabalhoso gerenciar um orçamento dessa amplitude, numa matriz orçamentária diversa e de demandas variadas, com parâmetros muito rígidos de controle da própria legislação federal pertinente à matéria, da CGU, Ministério Público Federal e da sociedade em geral”, comentou.

 

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)


Data: 08/07/2011