Embaixador da Bélgica visita UFCG

Objetivo é estabelecer intercâmbios e cooperação acadêmico-científica

O interesse do Governo da Bélgica em ampliar parcerias com as universidades brasileiras e, consequentemente, a reconhecida potencialidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), resultaram na visita do embaixador Claude Misson ao reitor Thompson Mariz.

Na manhã desta terça-feira, 5, na Reitoria da UFCG, eles conversaram sobre potencialidades da educação e pesquisa alinhavando possíveis áreas de conhecimento que possam gerar interesses em comum para intercâmbios e cooperação acadêmico-científica.

O embaixador disse que as universidades belgas estão abertas a parcerias e o vetor para a consolidação será a iniciativa de cada instituição brasileira na apresentação de propostas que comunguem interesses.

“Estamos aqui para difundir e iniciar um processo, expondo nossa pretensão e facilitando o contato”, ressaltou Misson, anunciando que, em outubro, uma missão da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) visitará a Bélgica.

Mariz, ao externar o reconhecimento da qualidade do ensino superior belga, disse que o interesse em partilhar conhecimentos é óbvio. “Nos anos 80, professores pós-graduados na Bélgica contribuíram para a consolidação da nossa graduação e implantação da pós, especialmente, nas ciências humanas”, registrou.

O reitor, reconhecendo o interesse pelas ciências exatas e tecnológicas, potencializado, ainda mais, pelo programa de mobilidade acadêmica Ciência Sem Fronteiras – o governo federal concede 75 mil bolsas, com prioridade para as engenharias – disse que é necessário que haja um foco nas áreas das humanas e agrárias. “São áreas expressivas e queremos que recebam reconhecimento. É fundamental consolidar a pós-graduação nos campi de Patos, Pombal, Cuité e Sumé”, comentou, dizendo que não perderá oportunidades de intercâmbios nas áreas tecnológicas.

Participaram da audiência, o vice-reitor Edilson Amorim, o assessor internacional, Michel Fossy, e o pró-reitor de Pesquisa, Marcelo de Sá. O embaixador veio acompanhado do secretário estadual de Administração, Gustavo Nogueira, e do secretário Moacir Carneiro, do Escritório de Representação Institucional do Estado da Paraíba na Capital Federal.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 05/07/2011