Platéia lotada na abertura do Festival Internacional de Música de Campina Grande

Programação vai até o próximo sábado e inclui a realização de concertos gratuitos todas as noites

Superando as expectativas da coordenação do evento, mais de mil pessoas, de todas as idades, lotaram as dependências do Teatro Municipal Severino Cabral, na noite desta segunda-feira, dia 4, na abertura do II Festival Internacional de Música de Campina Grande.

Com uma intensa programação, que inclui a realização de concertos gratuitos todas as noites, o evento é promovido pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em conjunto com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), e prossegue o próximo sábado, dia 9, com a participação de 23 músicos professores, de nove países, e mais de cem alunos, de onze estados brasileiros.

Breves discursos e saudações marcaram a solenidade de abertura. O pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento da UEPB, professor Rangel Júnior, leu mensagem da reitora Marlene Alves, na qual ela destaca a importância da arte e da cultura na formação do ser humano.

“Tal compreensão somente pode se revelar através do apoio efetivo a iniciativas semelhantes e no fomento permanente às alternativas de criação, produção e difusão da arte e da cultura como bens coletivos a que todos têm o direito de acesso”, dizia a mensagem.

Representando o prefeito Veneziano Vital do Rêgo, a secretária municipal de Cultura, Eneida Agra Maracajá, parabenizou a iniciativa das instituições em promover um evento de magnitude internacional, “propiciando à sociedade campinense novas opções de acesso à cultura”.

A assessora da Coordenação de Música Erudita da Funarte, Maria José Queiroz Ferreira, disse estar encantada com o evento e parabenizou a parceria entre as duas universidades em favor da democratização da cultura. "A Paraíba está fazendo um trabalho muito bonito e levarei excelentes notícias do estado para a Fundação", afirmou.

Já o diretor artístico do festival, professor Vladimir Silva, representando o reitor da UFCG, Thompson Mariz, confessou-se agradavelmente surpreso com o grande público presente e disse considerar a realização do evento como um sinal do reconhecimento, por parte das instituições promotoras, do papel da arte e da cultura na formação humana, “processo que vai além da ciência e da tecnologia”.

Após solicitar uma saudação especial aos músicos que compõem o corpo docente do festival, que inclui, professores do Brasil, Coréia do Sul, Costa Rica, Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, Israel e Venezuela, o coordenador ressaltou, ainda, que este ano o evento abordará a música erudita também numa perspectiva de inclusão social e educativa, “com a participação de crianças de comunidades como o Mutirão, atendidos pelo projeto Vida Sadia, da UFCG, bem como do projeto Crianças de Guabiraba - Sons da Paraíba, da UEPB”, finalizou.

A primeira noite do festival contou com apresentações da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa e do Coral Coro Em Canto, da UFCG, sob regência de Carlos Anísio, Lemuel Guerra e Kenneth Fulton. Eles brindaram a platéia com a execução primorosa de obras como Abertura Festiva, de José Alberto Kaplan, Missa em Sol, de Franz Schubert, e Melodia Sentimental, de Villa-Lobos, esta última com a aplaudidíssima participação da soprano Izadora França.

Confira aqui a programação do evento.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 05/07/2011