II Festival Internacional de Música de Campina Grande começa nesta segunda

Evento reúne músicos de nove países. Concertos acontecem todas as noites no Teatro Municipal Severino Cabral, com entrada gratuita

Após um mês inteiro de muito arrasta-pé, ao som dos mais autênticos ritmos regionais, a cidade do Maior São João do Mundo embarca numa nova jornada musical, desta vez embalada por acordes universais. Começa nesta segunda, dia 4, o II Festival Internacional de Música de Campina Grande.

Realizado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), em conjunto com a Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o evento será realizado até o dia 9 de julho, no Teatro Municipal Severino Cabral.

Com a presença dos reitores Thompson Mariz, da UFCG, e Marlene Alves, da UEPB, além da coordenadora de Música Erudita da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Maria José Ferreira, a solenidade de abertura está marcada para as 20h e contará, dentre outras atrações, com apresentações da Orquestra de Câmara da Cidade de João Pessoa e do Coral Coro Em Canto, da UFCG, sob regência de Carlos Anísio, Lemuel Guerra e Kenneth Fulton.

O Festival

Serão seis dias de uma intensa programação, nos quais mais de 100 alunos, de onze estados brasileiros, enfrentarão uma verdadeira maratona de aulas, ensaios e apresentações, com um corpo docente de 23 músicos professores do Brasil, Estados Unidos, França, Itália, Inglaterra, Coréia do Sul, Costa Rica, Venezuela e Israel.

“Haverá aulas de instrumento pela manhã, ensaios de música de câmara à tarde, além dos concertos, todas as noites, no Teatro Municipal”, observou o professor Vladimir Silva, que integra a coordenação do evento.

A entrada para os espetáculos será gratuita, mas o público deverá retirar o ingresso antecipadamente na bilheteria do Teatro. Estima-se que cerca de cinco mil pessoas prestigiem o evento.

A lista de músicas a serem executadas destaca-se pela qualidade e diversidade. São obras de 54 compositores, dos mais variados períodos, estilos e nacionalidades. “Há desde os barrocos, clássicos e românticos, como Bach, Beethoven, Liszt e Schubert, até os contemporâneos brasileiros, como Hermeto Pascoal, Villa-Lobos, Jackson do Pandeiro, Sivuca e Tom Jobim”, enumera o coordenador.

Na página do evento na internet (www.festival.musica.ufcg.edu.br), é possível encontrar informações sobre o corpo docente e detalhes da programação.

Prêmio Radegundes Feitosa

A segunda edição do Festival traz como novidade a instituição do prêmio Radegundes Feitosa. Uma homenagem ao músico paraibano, considerado um dos melhores trombonistas do mundo, que faleceu no ano passado em acidente automobilístico. O troféu será concedido no encerramento do evento a um músico ou entidade artístico-cultural que esteja desenvolvendo ou tenha desenvolvido trabalho musical relevante no âmbito local, regional ou nacional.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 01/07/2011