Estudante da UFCG participa do desenvolvimento de novo serviço da Google

Diego Cavalcanti é mestrando em Computação e irá estagiar durante quatro meses na sede da empresa, nos EUA

Estagiar numa das maiores empresas de tecnologia do mundo é o que o fará, durante os próximos quatro meses, o aluno do Mestrado em Ciência da Computação da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Diego Cavalcanti, aos 22 anos. Ele integrará uma equipe de engenheiros de software da Google, que vem desenvolvendo um novo serviço “a ser lançado em breve”.

De 19 de julho a 21 de outubro, Cavalcanti pertencerá ao quadro de funcionários da empresa, em Mountain View, na California, EUA, “com crachá e mesmo salário de um engenheiro de software efetivo”. Sobre o projeto, disse não poder entrar em detalhes por ainda não ser público, adiantando apenas que é um serviço voltado a desenvolvedores. “Tenho um contrato de sigilo”, revelou.

Em fevereiro passado, o estudante recebeu e-mail de uma recrutadora da empresa convidando-o para participar de exames de seleção para trabalho. No entanto, por estar no Mestrado e não poder assumir o cargo imediatamente, caso fosse aprovado, resolveu fazer o processo seletivo para estágio, que não atrapalha a conclusão da pós-graduação, prevista para o próximo ano.

Processo de seleção

Numa primeira etapa, o perfil do candidato é avaliado – onde são observados o histórico escolar, as linguagens de programação preferidas e a aptidão para algumas áreas, como desenvolvimento, testes, administração de sistemas e outras. Na segunda etapa, são realizadas, por telefone, duas entrevistas técnicas - de 45 minutos cada - com engenheiros do Google aferindo o nível de conhecimento na solução de problemas.

Na terceira etapa, o recrutador busca um projeto dentro da empresa que se encaixe com as suas aptidões e encaminha o classificado para uma nova entrevista, também por telefone, com o líder do projeto escolhido. Em seguida, aceitando a proposta de trabalho e sendo aceito pelo coordenador, o setor de Recursos Humanos da Google envia a proposta de estágio, especificando o salário e benefícios.

(Marinilson Braga - Ascom/UFCG)

Data: 30/06/2011