UFCG adere ao Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos

Exame eliminatório começa dia 28 de agosto em cinco cidades. Prova de habilidades clínicas será realizada em Brasília, em 1º e 2 de outubro.

Médicos brasileiros ou estrangeiros residentes no Brasil, que obtiveram diploma de graduação em instituições estrangeiras reconhecidas no país de origem, podem se inscrever para o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos (Revalida), do Ministério da Educação. As inscrições estão abertas até 10 de julho.

A Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) é uma das 37 instituições públicas de ensino superior que aderiram ao exame e estão aptas a emitir certificado. As provas escritas, de caráter eliminatório, serão aplicadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) no dia 28 de agosto em Brasília, Porto Alegre, Manaus, Fortaleza, Rio de Janeiro e Campo Grande. Na prova de habilidades clínicas, os médicos aprovados serão avaliados em Brasília, em 1º e 2 de outubro.

Até 2010, os estudantes formados em medicina em universidades estrangeiras precisavam revalidar os diplomas em instituição pública brasileira, mas cada universidade adotava procedimentos próprios. Com a criação do Revalida, o Ministério da Educação unifica o processo e o exame passa a ser anual.

Todo o processo de revalidação dos diplomas deve estar concluído em dezembro deste ano. Quando o Inep concluir a etapa das provas, encaminhará o resultado a cada universidade que tiver candidatos inscritos. São esperados cerca de 800 médicos para o Revalida deste ano.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG, com dados do MEC)

Data: 28/06/2011