UFCG anuncia quantidade de vagas do Vestibular 2012

Serão 4.765 as vagas oferecidas, em 67 cursos de graduação. Inscrições acontecem de 1° a 19 de agosto

Em reunião ocorrida na tarde desta quinta, dia 9, a Câmara Superior de Ensino da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) definiu a quantidade de vagas a serem disponibilizadas no Vestibular 2012. No total, serão 4.765 vagas (15 a mais que o último vestibular), distribuídas em 67 cursos de graduação, nos sete campi da instituição. As 15 novas vagas serão disponibilizadas no curso de Meteorologia.

Segundo o presidente da Comissão de Processos Vestibulares (Comprov), Marcos Gama, as inscrições serão realizadas de 1° a 19 de agosto, exclusivamente via internet, e o valor da taxa de inscrição continuará R$ 15.

Terão direito à isenção da taxa os candidatos de baixa renda inscritos no cadastro único para programas sociais do Governo Federal, conforme o decreto federal nº 6.593/08. “A solicitação de não pagamento da taxa deverá ser feita durante o período de inscrição, através de requerimento acompanhado de cópia da documentação comprobatória”, destacou Gama.

Habilidade específica

Para os candidatos aos cursos de Arte e Mídia, Desenho Industrial e Música, será adicionada à taxa de inscrição o valor de R$ 10, em razão da aplicação das provas de habilidade específica.

“Uma novidade no Vestibular 2012 é que as provas de habilidade específica realizadas em anos anteriores passarão a ter prazo de validade”, explicou o presidente da Comprov. “Para o curso de Música, só valerá a prova realizada no Vestibular 2011. Já para os cursos de Arte e Mídia e Desenho Industrial, valem as provas dos vestibulares 2009, 2010 e 2011”, disse.

Para que a prova de habilidade específica realizada em ano anterior seja computada no Vestibular 2012, o candidato deverá solicitar uma declaração na coordenação do curso e encaminhá-la à Comprov através do Setor de Protocolo da UFCG. “Com isso, o candidato terá garantida, através de documentação, a sua aprovação na prova de habilidade específica”, enfatizou Gama.

Enem

A UFCG continuará utilizando as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para classificação de candidatos no Vestibular 2012. A universidade, entretanto, não aderiu ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Para concorrer às vagas da UFCG, o candidato tem que se inscrever no Enem, para realizar a prova, e na Comprov, para fazer a opção de escolha do curso na UFCG, ocasião em que é exigido o número de inscrição do Enem.

As inscrições no Enem encerraram-se nesta sexta, dia 10. As provas serão realizadas nos dias 22 e 23 de outubro.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 11/06/2011