Universidade Aberta na UFCG

O Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, é favorável à instalação de pólos da Universidade Aberta do Brasil - UAB nos municípios paraibanos onde a UFCG possui campi. Esta afirmação aconteceu na semana passada, em reunião no Centro de Formação de Professores - CFP, no campus de Cajazeiras, com professores, funcionários e estudantes. Ele destacou a importância da UAB para a região do Sertão paraibano, que possibilitará, aos gestores dos municípios, fazerem parcerias com as Universidades Federais para oferecer novos cursos superiores de graduação, especialização, mestrado e doutorado, de acordo com o edital da UAB.

Em certo momento, Thompson falou que o governo Lula está de parabéns pelo lançamento do Edital da UAB e lamentou que, até o momento, os docentes da UFCG de Cajazeiras ainda não tenham se interessado por essa nova modalidade de produção do conhecimento, assunto por ele mencionado mesmo antes de ser publicado o Edital, no dia 20/12/2005, no Diário Oficial da União. O Reitor informou que o campus de Campina Grande (foto) terá uma sede para participar da UAB.

O professor Rafael Rodrigues, do CFP, presente à reunião, informou que ouviu falar sobre o edital através de uma entrevista de rádio, quando o Reitor Thompson anunciou que estava para sair o edital. Após a publicação no Diário Oficial da União, o professor Rafael divulgou para os dirigentes e a toda comunidade do CFP. O professor Rafael informou também que existem vários municípios paraibanos estudando o edital da UAB e, inclusive, no sertão paraibano, conforme matérias publicadas recentemente pela imprensa paraibana.

O professor Rafael mostrou também uma resposta, por e-mail, do Secretário de Educação à Distância do MEC, Ronaldo Mota, dizendo que, se for necessário, as universidades poderão fazer contratações de novos docentes. As propostas poderão ser enviadas até o dia 13 de abril. Em suas entrevistas o professor Rafael tem dito que "a proposta da UAB é viável e visa o amadurecimento intelectual das pessoas interessadas e, principalmente, dos menos favorecidos, que muitas das vezes, por circunstâncias vitais, não tem êxito no vestibular das universidades paraibanas". Ele tem afirmado também que vê a UAB como uma grande necessidade, para que se possa atender à demanda de estudantes e à carência de professores graduados em sala de aula do ensino médio. Como exemplo, ele citou que foi noticiada, no início do ano passado, uma carência de 250 mil professores de Física nas escolas brasileiras.

Data: 29/03/2006