Reitor da UFCG visita o campus de Cajazeiras

O Reitor da UFCG, professor Thompson Fernandes Mariz, esteve na tarde da última quinta-feira, 23, no Centro de Formação de Professores - CFP, campus de Cajazeiras, onde participou de uma reunião com professores, funcionários e estudantes. O Reitor ouviu as informações de todos, respondeu e esclareceu questões sobre informatização e climatização das salas de aulas, aumento do número e do valor da bolsas do Probex de 160 para 250 reais, sobre a Universidade Aberta Brasileira - UAB, sobre as dificuldades de funcionamento da UFCG, mesmo com aprovação de emendas apresentadas por alguns políticos paraibanos, e, por fim, falou sobre a matriz orçamentária 2006 para a UFCG.

Alguns professores se manifestaram fazendo algumas solicitações, a exemplo do professor Marcelo Brandão, do curso de Geografia do CFP, que entregou ao Reitor a solicitação de um ônibus para o campus de Cajazeiras, já que o micrônibus existente não tem capacidade para atender aos docentes no que tange à realização de trabalhos de campo. Na explicação que fez ao Reitor, o professor Rafael Rodrigues informou que está ministrando aulas para as disciplinas de Prática de Ensino, Física I e II, no Laboratório de Física, o qual está precisando de reparos em sua estrutura física, além de um ar-condicionado, de cadeiras e de uma CPU.

À noite, o Reitor fez uma palestra no auditório do CFP, abordando questões sobre a importância da UFCG no desenvolvimento econômico, social e cultural de Cajazeiras. Em um de seus exemplos, fez a comparação entre uma sala de aula e uma cozinha, no que se refere aos seu avanços tecnológicos. Destacou ainda a expansão e criação de novos cursos da UFCG, com a criação de três novos campi: Cuité, Sumé e Pombal, enquanto a reivindicação para a criação do campus de Itaporanga ainda não foi aprovada pelo MEC, ficando para ser reavaliada em 2007.

O Reitor informou que o curso de Medicina, que teria um orçamento muito superior ao da criação do novo campus, não será autorizado este ano para funcionar numa cidade do Sertão paraibano porque existe uma rivalidade política entre Sousa e Cajazeiras. Mesmo assim, ele acredita que se houver um esforço de todos os políticos sertanejos pela aprovação do citado curso, ficando a cidade a ser instalada por conta da decisão da Universidade, o pleito pode ser concretizado em curto espaço de tempo.

O Reitor encerrou a sua palestra com uma mensagem de paz e harmonia, pedindo que se trabalhe e estude com alegria.

Data: 27/03/2006