Centro de Referência em Direitos Humanos do Cariri debate segurança pública com governo e sociedade

O Centro de Referência em Direitos Humanos do Cariri (CRDH), através do seu coordenador, professor Irivaldo Oliveira, estará representando a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e o Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) no I Seminário Paraibano sobre Segurança Pública, Proteção de Direitos e Participação Social, que acontece hoje, sexta-feira (27) e amanhã, no auditório da reitoria da UFPB, em João Pessoa.

O objetivo do evento é promover o debate e articulação entre os Movimentos Sociais, a Academia, os representantes dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e o Ministério Público, na perspectiva de construir proposições para o enfrentamento da violência e da criminalidade, além de possibilitar o diálogo fraterno e transparente entre a população e as instituições envolvidas e responsáveis pela Segurança Pública em nosso Estado.

Além do professor Irivaldo Oliveira (membro do Conselho de Direitos Humanos da UFCG), também participa pelo Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, o estudante do Curso de Tecnologia em Gestão Pública do CDSA e membro do CRDH, Marivaldo Alcântara.

Participam do evento diversas entidades da sociedade civil organizada, bem como, os Poderes Executivo, Legislativo, Judiciário e o Ministério Público, nas três esferas de poder (Municípios, Estado e União).

“Será um fórum de debates e construção de políticas voltadas para a segurança pública do Estado. Entrarão em debate temas como: juventude e violência, conflitos agrários, tráfico de pessoas, justiça criminal, entre outros” destaca Irivaldo Oliveira.

A palestra de abertura será proferida pelo professor da Universidade Federal de Pernambuco, José Luiz Ratton, que abordará o tema “Segurança Pública e o Enfrentamento do Crime Organizado”. Ratton é autor do Programa: “Pacto pela Vida”, responsável pela diminuição do índice de violência no Estado de Pernambuco.

(Rosenato Barreto - Assessoria de Imprensa CDSA/UFCG)

Data: 27/05/2011