Árabes e Sulamericanos discutem tecnologias de convivência com a seca

No período de 25 a 27 de maio, Campina Grande (PB) vai sediar o Workshop Tecnologias de Convivência em Regiões Áridas e Semiáridas, destinado aos representantes dos 33 países sulamericanos e árabes, do Secretariado-Geral da Liga dos Estados Árabes (LEA) e da União das Nações Sul-Americanas (UNASUL) que integram, com o Brasil, a Cúpula América do Sul-Países Árabes (ASPA). Criada em 2005, em Brasília (DF), a ASPA é um mecanismo de cooperação bi-regional e um fórum de coordenação política com objetivo de fortalecer as relações entre países sulamericanos e árabes e oferecer um espaço de discussão política de temas prioritários às duas regiões.

Promovido pelo INSA, MRE (Ministério das Relações Exteriores), ABC (Agência Brasileira de Cooperação) e ASPA, o Workshop objetiva promover o intercâmbio científico e tecnológico de alternativas de convivência com a seca; estreitar os laços entre os Países membros da ASPA; e abrir oportunidades de criação de um Programa de Desenvolvimento Científico e Tecnológico com foco nos temas: água, produção de alimentos e meio ambiente.

Na programação do evento constam palestras e visitas técnicas com os participantes para conhecerem as experiências desenvolvidas no Brasil em termos de alternativas tecnológicas para convivência com o Semiárido brasileiro.

Entre os palestrantes, estão representantes da Agência Nacional de Águas (ANA - Brasil), da Articulação do Semiárido (ASA - Brasil), do Ministério do Meio Ambiente (MMA - Brasil), do Instituto Argentino de Investigações das Zonas Áridas (IADIZA – Argentina), da Corporação Nacional Forestal (CONAF/Ministério da Agricultura do Chile), do Instituto das Regiões Áridas de Gabes (Tunísia), do Centro de Estudos Árabes de Zonas Áridas e Terras Secas (ACSAD – Síria), do Ministério de Estado para Assuntos Ambientais (Egito) e do Centro Nacional de Pesquisa Agropecuária e Extensão (NCARE – Jordânia).

Com o apoio do Sebrae-PB e da UFCG, os participantes visitarão o Laboratório de dessalinização da UFCG, à Unidade do Programa do Leite, em Monteiro, e à Comunidade Uruçu/São João do Cariri para conhecer um projeto social desenvolvido no município.

Em 2010, por ocasião da 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID), realizada em Fortaleza (CE), em uma mesa de diálogo organizada pelo Itamaraty, o INSA foi escolhido como ponto focal da ASPA na América do Sul. Assim, considerando as atribuições deste Instituto (articulação interinstitucional, pesquisa, formação, difusão de tecnologias e indutor de políticas publicas para o desenvolvimento sustentável do Semiárido brasileiro) e visando a popularização de tecnologias sociais de convivência com a seca e o intercâmbio técnico-científico, o Workshop é promovido juntamente com a ABC e o MRE em benefício dos representantes dos países membros da ASPA.

Acesse a programação. Mais informações pelo telefone (83) 2101-6400.

(Assessoria de Comunicação do INSA)

Data: 24/05/2011