Trabalho de pesquisa de estudante do CDSA será apresentado em encontro da SBPC

O trabalho “A Institucionalização da Questão Ambiental nas Políticas Públicas para o Semiárido”, de autoria do estudante do Curso de Gestão Pública do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA) da UFCG, campus de Sumé, Marivaldo Gomes Alcântara, sob orientação do professor José Irivaldo Alves Oliveira Silva, foi aceito para ser apresentado na Sessão de Pôsteres da 63ª Reunião Anual da SBPC, que acontecerá de 10 a 15 de julho próximo, na Universidade Federal de Goiás, em Goiânia-GO.

O estudante enfoca em seu trabalho um estudo ambiental realizado na microrregião do Cariri Paraibano (composta de 29 municípios e inserida no semiárido brasileiro), cujo objetivo foi coletar informações sobre os investimentos transferidos pelo governo federal através dos ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional para saber de que forma estes recursos foram utilizados para benefício do meio ambiente.

Para a coleta de dados foram realizados levantamentos bibliográficos em publicações que possuem relação direta e indireta com a questão ambiental e pesquisa documental, sendo coletadas informações em órgãos oficiais e não-oficiais. “Para a consulta, foi necessário buscar fontes primárias e secundárias, delineando uma investigação descritiva”, disse Alcântara.

“De um lado há políticas inserindo a questão ambiental direcionada à preservação como a criação de unidades de conservação e o combate à desertificação. Do outro, essa questão tratada com foco no desenvolvimento (a criação de territórios de cidadania). Buscamos compreender a relevância desse tema nas gestões municipais, estaduais e federais inseridas no Cariri Paraibano”.

Segundo o autor do trabalho, através deste estudo, pode-se identificar a política desenvolvida pelo governo, o quanto foi gasto nos programas ambientais e de que forma foram aplicados estes recursos. “Percebemos que entre os anos de 2004 e 2009 houve um aumento de 274% dos investimentos ligados ao Ministério de Meio Ambiente. Este aumento se deve, em sua grande parte, em virtude do desenvolvimento de projetos de revitalização de bacias hidrográficas. Entretanto, quando se analisa o montante de recursos direcionados para a questão ambiental no Cariri Paraibano, constata-se uma diminuição nos investimentos”.

De acordo com o estudo, houve retração de investimentos no programa de manutenção das unidades de conservação, sendo estas, uma das principais políticas ambientais criadas pelo governo. Um dos principais problemas destas áreas de conservação, destaca Alcântara, “é a ausência de recursos para sua manutenção”. Ele afirma que foi detectado um aumento das queimadas, de desmatamentos, criação de animais e exploração não autorizada de recursos naturais.

“Com este trabalho, concluímos que existem normas, mas não uma efetiva ação pelo Estado; há a necessidade de investimentos para a manutenção destas áreas; a questão ambiental deve ser tratada como uma questão política, principalmente quando se trata de desenvolvimento sustentável e, o Estado deve fortalecer esta institucionalização, formulando políticas públicas para privilegiar a participação de vários atores”.

O trabalho foi desenvolvido no âmbito do Programa Institucional de Voluntários de Iniciação Científica - PIVIC da Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão da UFCG.

A Reunião

A Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é realizada desde 1948, com a participação de autoridades, gestores do sistema nacional de ciência e tecnologia (C&T) e representantes de sociedades científicas, a Reunião é um importante meio de difusão dos avanços da ciência nas diversas áreas do conhecimento e um fórum de debate de políticas públicas em C&T. Este ano o tema central do encontro é “Cerrado: água, alimento e energia”.

A programação científica é composta por conferências, simpósios, mesas-redondas, encontros, sessões especiais, minicursos e sessões de pôsteres para apresentação de trabalhos científicos. Também são realizados diversos eventos paralelos, a exemplo da SBPC Jovem (programação voltada para estudantes do ensino básico), da ExpoT&C  (mostra de ciência e tecnologia) e da SBPC Cultural (atividades artísticas regionais).

A cada ano, a Reunião Anual da SBPC é realizada em um estado brasileiro diferente, sempre em uma universidade. O evento reúne milhares de pessoas, entre cientistas, professores e estudantes de todos os níveis, profissionais liberais e demais interessados.

(Rosenato Barreto - Assessoria de Imprensa CDSA/UFCG)

Data: 24/05/2011