topo_cabecalho
Bolsas para jovens cientistas nos Estados Unidos

A Rede Interamericana de Academias de Ciências (Ianas) e as Academias Nacionais dos Estados Unidos oferecem oportunidade para cientistas e engenheiros passarem de um a dois meses em laboratórios de ponta nos EUA.

 

De acordo com a Ianas, o objetivo da bolsa é ampliar e fortalecer a capacitação em ciência e tecnologia nas Américas, assim como a cooperação entre pesquisadores e instituições americanas.

 

O programa de bolsas de curta duração é voltado para jovens pesquisadores de países da América Latina e Caribe interessados em desenvolver habilidades técnicas e fortalecer atividades de cooperação com seus parceiros norte-americanos.

 

Os selecionados receberão a passagem aérea e um valor de US$ 3 mil por mês. As instituições que os receberão nos Estados Unidos também darão apoio para hospedagem.

 

São 20 bolsas no total, sendo que cada país pode indicar até cinco candidatos. A inscrição deve ser enviada para a secretaria da Ianas do país do candidato, listadas no formulário de inscrição, que promoverá a seleção dos cinco nomes a serem encaminhados para a secretaria geral da entidade. A inscrição deve ser feita até 15 de agosto.

 

Entre os critérios de elegibilidade estão ser contratado por universidade ou instituição de pesquisa em ciências físicas, ciências da vida, ciências matemáticas ou ciências da engenharia e ter o apoio da instituição de origem e da instituição norte-americana para participar do convênio.

 

Segundo a Ianas, terão preferência os pesquisadores em início de carreira, que não têm acesso a apoios internacionais.

 

O formulário de inscrição está disponível em www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-572.pdf.

 

Mais informações: http://www.abc.org.br/IMG/pdf/doc-573.pdf.

 

(Agência Fapesp)


Data: 20/05/2011