O melhor da educação online: cursos em vídeo e palestras

Confira a relação de sites que disponibilizam gratuitamente materiais das melhores universidades do mundo

Você não sentirá a diferença entre estar sentado assistindo uma palestra pelo computador ou na platéia - a menos que você tenha uma pergunta interessante e não tenha como levantar a mão. Os sites abaixo contêm palestras e cursos das melhores universidades:

>> The OpenCourseWare Consortium
O MIT (Massachusetts Institute of Technology) começou a publicar seus cursos online em 2002. Em 2005, um consórcio trouxe conteúdos gratuitos de outras universidades também via internet. A maioria dos cursos oferecidos está disponível em áudio e vídeo gratuitamente. O OpenCourseWare Consortium agrega 22 universidades americanas, incluindo o MIT e a Universidade de Michigan. As matérias vão desde Economia a Arquitetura e Física. Entretanto, cada universidade tem seu ponto forte, por exemplo, o MIT é excelente em Engenharia.

>> The Khan Academy
O site não é um agregador, mas sim o trabalho de um homem em uma lousa eletrônica via Youtube. O foco é em Matemática, de Aritmética a Cálculo, assim como um pouco de Ciência. A reputação do site é boa, pois explica de uma maneira mais fácil os conteúdos. Portanto, se seu curso envolve alguma das matérias acima aproveite essas aulas gratuitas.

>> Academic Earth
A página agrega diversas matérias de 19 universidades. A ideia é similar a do OpenCourseWare Consortium, mas é menor e organizado de uma maneira diferente. Eles hospedam o material no site ao invés de redirecionar para a página da universidade. O mecanismo de busca também permite refinar a busca por conteúdos mais específicos, isto é, não apenas buscar o curso, mas também alguma aula que interesse.

>> iTunes U
Se você um iPod, iPad ou iPhone pode baixar palestras e aulas no aparelho. É possível pesquisar pela ferramenta qualquer tópico desejado, além de cursos inteiros. A quantidade de documentos que pode ser encontrada é enorme, portanto se você já sabe o curso que deseja especifique ao máximo e baixe para seu aplicativo.

(Universia)

Data: 16/05/2011