Projeto da UFCG vai catalogar documentos históricos inéditos

Execução foi aprovada semana passada pelo Conselho Nacional de Cultura

O Conselho Nacional de Cultura aprovou na semana passada a execução de um projeto da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) que vai lançar uma nova luz sobre a história dos povos indígenas e dos homens e mulheres negras no Brasil.

Intitulado Catálogo Geral dos Manuscritos Avulsos e em Códices referentes à História Indígena e Escravidão Negra do Brasil, o projeto é de autoria da professora Juciene Ricarte Apolinário e já havia sido aprovado pelo Edital 2010 da Petrobras Cultural, faltando passar pela análise dos consultores do Ministério da Cultura.

O projeto prevê a organização de coleções de documentos digitalizados, que, segundo a pesquisadora, guardam informações riquíssimas sobre o período colonial, em sua maioria não tratadas historicamente, e que podem trazer à tona aspectos inéditos da História do Brasil.

Ela explica que, durante cinco anos, o Projeto Resgate Barão do Rio Branco, do Ministério da Cultura, microfilmou e digitalizou 150 mil documentos do acervo do Arquivo Histórico Ultramarino, em Portugal, e, ao término dos trabalhos, trouxe para o Brasil mais de 360 rolos de microfilmes e coleções em CD-Rom. “Nossa proposta é catalogar essa informação, facilitando as pesquisas que transitam pelas temáticas indígena e afro-brasileira”, disse.

O trabalho também inclui a publicação de catálogos temáticos impressos e em DVDs, que serão organizados em coleções. O material será estão distribuído a universidades públicas, arquivos e bibliotecas de 17 estados brasileiros.

Bolsas

Alunos bolsistas e estagiários serão selecionados para atuar no projeto através de edital específico, cuja publicação está prevista para o próximo mês de junho. Ao todo, serão oferecidas 14 bolsas, sendo quatro no valor de R$ 400 (com duração de um ano) e dez bolsas de R$ 600 (duração de 3 meses). O financiamento total do projeto será de cerca de R$ 297 mil.

Lançamento

Esta será a primeira vez que a Petrobras financia um projeto cultural de uma universidade federal. A assinatura do contrato e lançamento do projeto em âmbito nacional serão realizados em evento no campus de Campina Grande, em data a ser marcada.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 02/05/2011