UFCG integra movimento pela revitalização do Riacho das Piabas

Ações contam com o apoio do Ministério Público e da Igreja Católica

Um grupo de estudantes da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) participará na manhã desta sexta-feira, dia 29, de uma ação ambiental visando à revitalização do Riacho das Piabas, em Campina Grande. Os alunos da disciplina Gestão Ambiental, do curso de Engenharia Agrícola, vão colaborar no plantio de cerca de 20 mudas de árvores em trecho do manancial situado no bairro da Conceição. A ação está programada para começar às 7h30min.

Fonte de água e alimento para os primeiros habitantes de Campina Grande, o Riacho das Piabas transformou-se, ao longo do tempo, em um imenso esgoto a céu aberto, vítima dos problemas ambientais causados pelo crescimento urbano e industrial. Atualmente canalizado, é para seu leito que escoam os resíduos poluentes de residências e estabelecimentos da região central da cidade.

Revitalizá-lo é um desafio que o projeto de extensão Universidade Cidadã, da UFCG, se dispõe a enfrentar, em parceria com o Ministério Público, a Paróquia do Convento São Francisco e a Escola Municipal Luzia Dantas.

“Quando se fala em problemas ambientais, lembra-se logo da derrubada de árvores na Amazônia, ou do derretimento da calota polar, quando temos questões importantes aqui, em nosso próprio quintal”, comenta o professor Fernando Garcia, que coordena o projeto.

“A idéia é despertar as comunidades diretamente envolvidas, Prefeitura Municipal e Governo do Estado para a necessidade da revitalização do riacho. Através de reuniões comunitárias, estamos conscientizando a sociedade em relação a esse grave problema, que repercute na qualidade de vida de toda a população campinense”, disse o pesquisador.

Para ele, é necessário garantir a segurança hídrica da cidade, começando com a despoluição do Riacho das Piabas. Para tanto, milhares de assinaturas estão sendo recolhidas pela Paróquia do Convento São Francisco num abaixo-assinado objetivando a constituição de um Projeto de Iniciativa Popular, a ser encaminhado à Assembléia Legislativa. Mutirões de limpeza também estão programados.

“Temos vários exemplos de ações ambientais bem-sucedidas espalhadas pelo mundo. Podemos fazer o mesmo aqui”, afirma o doutorando em Recursos Naturais, Veneziano Guedes, que se dedica ao estudo desse sistema hidrográfico há mais de 10 anos.

“Em Nova Iorque, fazendeiros recebem incentivo financeiro para preservar as nascentes do rio Hudson. O rio Tâmisa, na Inglaterra, foi considerado o mais sujo da Europa no século XIX. Exalava mau cheiro e provocava surtos de cólera. Hoje tem peixes vivendo em toda a sua extensão e faz parte dos passeios turísticos de Londres”, citou o pesquisador.

O riacho das Piabas está localizado na parte Norte de Campina Grande, tendo suas nascentes localizadas próximas às divisas com o município de Lagoa Seca. Após cruzar propriedades rurais, tem continuidade no canal que corta o bairro da Rosa Mística e segue separando o Centro da cidade dos bairros do Alto Branco, Santo Antonio e José Pinheiro, para finalmente desaguar no Açude Velho.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 28/04/2011