Dia da Meteorologia - Palestras marcam comemoração à data na UFCG

Comemorado ontem, o Dia da Meteorologia está sendo marcado por uma série de palestras, na sala de reuniões da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas (UACA), localizada no campus de Campina Grande da UFCG. O tema central das comemorações é “Prevenindo e Mitigando os Desastres Naturais”. O evento foi iniciado ontem, às 14h30, pelo diretor do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais (CTRN), professor João Batista Queiroz de Carvalho, que na ocasião, falou sobre o centro que é dirigido por ele.

De acordo com o coordenador administrativo da UACA, Renilson Targino, as comemorações ocorrem todos os anos. O coordenador afirmou ainda que todas as palestras são gratuitas e voltadas tanto para estudantes, como professores e estudiosos na área de Meteorologia. Em relação aos palestrantes, Renilson Targino falou que eles são professores da própria UFCG, como de Centros do Sudeste, Sul, entre outras regiões.

As comemorações continuarão hoje, às 8h30, com a palestra sobre “A Meteorologia nos Estados: O caso de Pernambuco”, proferida pela professora Francinete Francis Lacerda, pertencente ao Laboratório de Meteorologia de Pernambuco (Lamepe). Às 10h, haverá palestra com o professor doutor Manoel Francisco Gomes Filho, da UFCG, que irá debater sobre “Aquecimento Global e Aumento do Nível do Oceano Atlântico”.

Sobre este assunto, o professor Manoel Gomes irá falar que em épocas do ano em que são registrados os maiores valores das marés, geralmente nos meses de janeiro e fevereiro, além de agosto e setembro, algumas localidades situadas na costa leste do Nordeste estão sofrendo sérios danos causados pela força das águas, ocasionando entre outras coisas, a destruição de ruas inteiras ou parte delas.

No período da tarde, as palestras iniciarão a partir das 14h30. O encerramento das comemorações será às 16h, com a palestra do professor doutor José Oribe Aragão, pertencente ao Instituto Tecnológico de Pernambuco e que irá falar sobre “Sistema para Previsão de Chuvas Torrenciais na Região Metropolitana de Recife (PE)”.

História

A Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas, do Centro de Tecnologia e Recursos Naturais, abriga o curso de Graduação em Meteorologia, criado em 1973. Foi o segundo curso desta área surgido no Brasil e também o segundo curso de mestrado em Meteorologia do país, sendo ambos reconhecidos nacional e internacionalmente. Mais de 120 pessoas já obtiveram o título de bacharelado em Meteorologia e quase 70 estudantes já concluíram o curso de mestrado. No início, os cursos eram atrelados ao Centro de Ciência e Tecnologia, da então Universidade Federal da Paraíba, instalada em Campina Grande.

Data: 23/03/2006