UFCG abre inscrições para Programa de Bolsas de Iniciação Científica

Projetos devem ser enviados até 20 de maio

Prosseguem até o dia 20 de maio as inscrições para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), com vigência entre agosto de 2011 e julho de 2012.

Realizado em parceria com o CNPq, o programa tem por objetivo proporcionar ao estudante de graduação, orientado por pesquisador, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensamento científico e da criatividade. O valor da bolsa é de R$ 360.

Como concorrer

Para concorrer a uma bolsa do Pibic, o estudante deve procurar um professor orientador e discutir com ele um Plano de Trabalho. Quem solicita a bolsa é o orientador, obedecendo aos prazos e requisitos do edital.

O aluno deve estar regularmente matriculado, a partir do primeiro período letivo, e apresentar CRA (Coeficiente de Rendimento Acadêmico) igual ou superior a 7. Poderá ter apenas uma reprovação, inclusive durante todo o período da vigência da bolsa, dedicar-se integralmente às atividades do curso e participar efetivamente do Projeto de Pesquisa do Orientador, não sendo permitida qualquer conciliação com outros programas acadêmicos, tais como monitoria ou bolsa de extensão.

O professor orientador não pode ser professor substituto. Deve ter título de Doutor (com exceção dos projetos de caráter artístico-cultural) e ser vinculado à UFCG. Também deve ser cadastrado no diretório dos grupos de pesquisa do CNPq e responsabilizar-se pela orientação do bolsista em todas as fases do trabalho científico, incluindo a elaboração do relatório parcial, final e na confecção de material para apresentação no congresso de iniciação científica. O projeto deve pertencer a uma linha de pesquisa existente no grupo de pesquisa do orientador e ter viabilidade técnica de execução de um ano.

As inscrições devem ser feitas nas assessorias de Pesquisa de cada centro de ensino. A avaliação dos projetos ocorrerá de 23 de maio a 10 de junho, com o resultado da seleção saindo até o dia 8 de julho. A indicação dos alunos bolsistas devem ser feitas até 15 de julho, após a publicação do resultado da seleção.

Confira aqui o edital.

Prêmio

A UFCG venceu no ano passado o 8º Prêmio Destaque do Ano na Iniciação Científica como a instituição participante do Pibic com maior índice de egressos do programa titulados na pós-graduação. A UFCG concorreu com 71 universidades e 19 institutos de pesquisas de todo o país.

O índice de egressos que resultou na conquista do prêmio pela UFCG foi aferido pela quantificação dos ex-bolsistas Pibic do CNPq que se titularam no mestrado ou doutorado da instituição. O percentual médio de titulação, num período de dez anos, ultrapassou os 70%.

(Kennyo Alex - Ascom/UFCG)

Data: 25/04/2011