Pesquisador cubano desenvolve na UFCG projeto de película para sistemas de alta tensão

Estudo faz parte de um convênio firmado entre a UFCG e o Instituto Politécnico José Antônio Echeverría, em Cuba

O pesquisador cubano, Ignat Pérez Alimirrall, está desde março na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) desenvolvendo um projeto para sistemas de alta tensão. O estudo faz parte do convênio Capes/MES/Cuba firmado em julho do ano passado entre a UFCG e o Instituto Politécnico José Antônio Echeverría, em Cuba.

A pesquisa, em nível de doutorado, visa desenvolver uma película isolante para revestimento de isoladores, cujo intuito é melhorar o desempenho das linhas de transmissão, evitando entre outros problemas, apagões.

“Esse material isolante já existe. Nesta pesquisa, queremos aperfeiçoar este material e desenvolver esta película com produtos nacionais, o que vai reduzir o custo de produção e quebrar a dependência, tanto do Brasil quanto de Cuba, da necessidade de importação deste produto”, explica Almirrall.

Na UFCG, o pesquisador está contando com a orientação das professoras da Unidade Acadêmica de Engenharia de Materiais, Ana Cristina Figueiredo Costa e Edcleide Araújo, que estão responsáveis pelo desenvolvimento de materiais adequados para a produção da película. Já na Unidade Acadêmica de Engenharia Elétrica, o professor Edson Guedes, que é coordenador responsável pelo convênio no Brasil, dá o suporte para os ensaios e aplicações da pesquisa.

Ignat Pérez Alimirrall ficará na UFCG até o mês de agosto. A expectativa é que seu projeto seja concluído em Cuba e no Brasil, daqui a dois anos.

Andamento do Convênio

Firmado em julho do ano passado, o convênio entre a UFCG e o Instituto Politécnico José Antônio Echeverría, em Cuba, objetiva a formação de pessoal em nível de doutorado e pós-doutorado na área de alta tensão.

Em outubro do ano passado, o pesquisador do instituto cubano, Miguel Castro, esteve na UFCG para auxiliar na orientação de trabalhos de alunos e definir os rumos do projeto. Em novembro, foi a vez do professor Edson Guedes ir até Cuba para participar de palestras, congressos e atividades acadêmicas do projeto.

“Estamos satisfeitos com o andamento do convênio e esperamos contribuir para a excelência na pesquisa na área de alta tensão, já que as duas instituições são referência nesta área. Nossa expectativa é que em setembro deste ano um aluno nosso vá passar de seis meses a um ano em Cuba para também desenvolver seu projeto por lá”, informa Edson Guedes.

(Gloriquele Mendes – Ascom/UFCG)

Data: 20/04/2011